Voltar para o Início Ir para o rodapé
Processo seletivo

Mestrado Profissional em Educação e Docência oferece 70 vagas para o primeiro semestre de 2026

Com inscrições abertas, Promestre tem linhas de pesquisa em nove áreas, como alfabetização, artes, educação de jovens e adultos, educação do campo, divulgação científica e educação matemática

Prédio da Faculdade de Educação
Foto: Foca Lisboa | UFMG

A Faculdade de Educação (FaE) da UFMG recebe, até 20 de agosto, as inscrições do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre). São oferecidas 64 vagas: 32 reservadas para ingresso de candidatos autodeclarados negros no primeiro semestre letivo de 2026, três vagas para pessoas com deficiência e outras três para indígenas, com regras de preenchimento estabelecidas em edital suplementar. A inscrição deve ser realizada por meio do site do programa. A taxa de R$230,70 deve ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

As vagas estão distribuídas entre as linhas de pesquisa em Alfabetização e letramento, Artes, filosofias e resistências, Educação de jovens e adultos, Educação do campo, Educação em museus e divulgação científica, Educação, ensino e humanidades, Educação matemática, Ensino de ciências e Trabalho e educação.

Avaliação em duas etapas
A seleção, em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no período de 10 a 14 de setembro. A primeira etapa engloba a avaliação do projeto de pesquisa e do currículo Lattes. A segunda é uma prova de defesa do projeto de pesquisa, seguida de arguição por parte dos examinadores, no formato presencial, no campus Pampulha. 

O cronograma e as salas serão divulgados no dia 8 de outubro, conforme edital, e o resultado, disponibilizado no dia 5 de dezembro, todos no site do mestrado. Mais informações estão disponíveis no site do Promestre e também  podem ser solicitadas pelo e-mail processoseletivopromestre@gmail.com.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Formas de Ingresso