UFMG publica edital do Sisu com 6.512 vagas em 85 cursos de graduação
Inscrições começam na sexta-feira, dia 17; haverá ampliação de vagas e mudanças no horário das aulas de alguns cursos da Universidade
A UFMG publicou, nesta terça-feira, dia 14, o edital do Sisu 2025, que terá novidades com a oferta de três novos cursos: Engenharia de Computação, gerido de forma compartilhada pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e as licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros. Na UFMG, o ingresso em 85 de seus 97 cursos de graduação se dá por meio do Sisu. Ao todo, 6.512 vagas serão preenchidas por meio dessa forma de seleção, 180 a mais que na edição anterior do processo seletivo.
Os novos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e em Matemática terão ingresso compartilhado por meio da Área Básica de Ingresso (ABI). Serão 60 vagas para o campus de Montes Claros, com entrada no primeiro semestre e no turno noturno. O curso de Engenharia de Computação, por sua vez, vai ofertar 80 vagas, 40 em cada semestre no turno vespertino e com aulas ministradas no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A ABI trata das formações cujo acesso se dá por uma etapa preliminar comum.
Outra novidade é a ampliação do total de vagas dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, que passam de 160 para 200 vagas. Cem calouros vão ingressar em cada semestre por meio da ABI em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os cursos serão ofertados no turno vespertino, no campus Pampulha.
Além dos novos cursos, outra mudança é a concentração dos horários de aulas de 19 cursos diurnos da Universidade. Tais formações, cujas aulas eram ofertadas nos turnos da manhã e da tarde, passam a ser matutinas ou vespertinas, reunindo as atividades em apenas um dos dois períodos.
Segundo o pró-reitor de graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, a mudança favorece a permanência qualificada dos estudantes nos cursos de graduação. “O estímulo à redefinição dos turnos continuará nos próximos anos e é mais uma medida destinada a aliar a formação ainda mais qualificada à busca pela permanência dos estudantes na Universidade, pensando sobretudo, nos alunos mais vulneráveis”, analisa o pró-reitor.
Com as mudanças, passam a ser matutinos os cursos de Museologia, Ciências Atuariais, Estatística, Jornalismo, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Relações Públicas, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Controladoria e Finanças, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Ciências Econômicas e Administração (Belo Horizonte). Passam a ser definidos como vespertinos os cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional, História (Bacharelado), História (Licenciatura), Física (Bacharelado), e Física (Licenciatura).
O edital pode ser acessado na página do Sisu na UFMG. Confira abaixo as datas do cronograma da seleção unificada:
Inscrição: 17 a 21 de janeiro
Resultado: 26 de janeiro
Matrícula dos selecionados: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro
Mais lidos
Semana
-
expansão Ministro da Educação visita instalações do futuro campus da UFMG em Betim
Leonardo Barchini foi recebido pelo reitor Alessandro Moreira e pelo prefeito Heron Domingues
-
Formação Lançado edital do processo seletivo do Coltec para 2027
Inscrições serão abertas na segunda, 14 de setembro; 180 vagas são oferecidas em cinco cursos técnicos integrados ao ensino médio
-
Vivaxin Primeira vacina brasileira contra a malária recebe aval da Anvisa para iniciar testes em humanos
Imunizante foi desenvolvido pelo CTVacinas em colaboração com a USP e o laboratório Cristália; fase 1 do estudo deverá reunir 48 voluntários
-
Contagem regressiva UFMG lança site sobre o centenário
Página reúne notícias, fotografias e informações históricas
-
Formação bilíngue UFMG aprova criação do curso de Secretariado Português/Chinês; oferta começa em 2027
Proposta da formação prevê que estudantes cursem o último semestre na Hust, universidade parceira sediada em Wuhan, na China
Notícias por categoria
Formas de Ingresso
-
Profalfa Até 13 de outubro: programa de mestrado em alfabetização recebe inscrições para processo seletivo
Iniciativa é focada na formação continuada de professores e no fortalecimento de boas práticas na educação pública
-
curso técnico subsequente Teatro Universitário abre 50 vagas para ingresso em 2027
Inscrições serão realizadas de 14 de setembro a 8 de outubro
-
Processo Seletivo Seriado UFMG 2026 recebe 61,7 mil inscrições
Cerca de 35 mil inscritos farão a prova da Etapa 1 do ciclo 2026-2028, enquanto mais de 26 mil se candidataram à Etapa 2 do ciclo 2025-2027; mulheres são maioria
-
Últimos dias Prazo de inscrições para o Seriado UFMG termina na sexta, 14 de agosto
Pagamento do boleto deverá ser efetuado até a próxima segunda, 17; provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro
-
SERIADO 2026 UFMG recebe inscrições para curso destinado a chefes e subchefes de equipes de aplicação de provas
Formação, já disponível, ocorre virtualmente na modalidade assíncrona
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.