Cátedra Magda Soares tem seleção aberta para bolsista de pós-doutorado em educação básica
Podem se candidatar pesquisadores com tese de doutorado defendida entre 2020 e 2025 e com disponibilidade para se dedicar à residência em tempo integral
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG recebe inscrições, até 9 de março, para a seleção de um bolsista de pós-doutorado para atuar no programa Cátedra Fundep Magda Soares. Lançada em maio de 2024, a iniciativa visa fomentar a pesquisa avançada e transdisciplinar na área da educação básica, beneficiando alunos, professores e gestores escolares, e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas educacionais.
Para se inscrever, o candidato deve ter o título de doutor em educação e/ou ensino, com tese defendida entre 2020 e 2025. É necessário comprovar desempenho acadêmico e produção científica relacionados à temática da cátedra, ser fluente em inglês e ter disponibilidade para dedicação exclusiva à atividade de pós-doutorado. Os interessados deverão enviar a documentação (descrita no item 6 do edital) para o endereço editais@ieat.ufmg.br, incluindo o formulário de inscrição devidamente preenchido.
Seleção
A comissão gestora da cátedra avaliará o perfil acadêmico dos candidatos com base nos documentos enviados. No dia 13 de março, os mais bem classificados (no máximo cinco) na primeira etapa do processo seletivo passarão por entrevista. A lista dos selecionados será divulgada no dia anterior.
O resultado final será publicado no dia 14 de março, no site do Ieat.
Bolsa e atribuições
O selecionado para a residência receberá bolsa no valor de R$ 9.047,50 pelo período de 12 meses (1º de abril de 2025 a 31 de março de 2026). É vedada a acumulação com outras bolsas de quaisquer instituições ou remuneração por prestação de serviço profissional.
O bolsista vai desenvolver seu plano de trabalho a fim de aprofundar questões relacionadas à temática na sede do Ieat, no campus Pampulha. O projeto de pesquisa, que deverá ser apresentado no momento da inscrição, deve estar relacionado a uma de três temáticas: construção de espaços híbridos, terceiros espaços ou espaços comuns na formação de professores da educação básica; processos de construção de conhecimento docente ou formação de professores da educação básica de Minas Gerais.
Entre as atribuições do novo residente está a participação em atividades administrativas, culturais e acadêmicas relacionadas à cátedra, como planejamento das ações, desenvolvimento de pesquisas e organização e realização de encontros e ciclos de palestras. Durante a vigência da bolsa, o residente de pós-doutorado poderá participar da execução de disciplinas ofertadas, como também da organização e do apoio à recepção de catedrático sênior e elaboração dos produtos e resultados da pesquisa.
Mais lidos
Semana
-
Geoinformação UFMG inaugura equipamentos de alto desempenho com uso de IA aplicada à cartografia
Supercomputador Soberano e Câmera Hiperespectral podem ajudar a combater o desmatamento e a mineração ilegal, a proteger fronteiras e a oferecer respostas para desastres naturais
-
Destaques Semana do Conhecimento: 79 trabalhos são premiados entre mais de 3 mil inscritos
Na solenidade de encerramento, pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, falou sobre correlação entre democracia e ciência
-
Recesso Ponto facultativo do Dia do Servidor Público é transferido para sexta, dia 30
Mudança segue determinação do Ministério da Gestão e da Inovação
-
Participação Auditoria-Geral faz consulta à comunidade discente para subsidiar seu planejamento
Iniciativa visa contemplar a percepção dos estudantes sobre sua experiência na Universidade; questionário já pode ser respondido
-
SAÚDE BUCAL Professor da Odontologia é autor de obra pioneira no país sobre manutenção e controle em implantodontia
Já disponível no site da editora em pré-lançamento, livro está sendo apresentado aos pares, nesta semana, em congresso internacional
Notícias por categoria
Institucional
-
Posse Rodrigo Tavares e Luciana Geraseev assumem direção do campus Montes Claros
Novo diretor planeja fortalecer unidade como ambiente de circulação de conhecimento, cultura, inovação e oportunidades
-
Raízes afro-indígenas Novembro Negro põe em debate o papel das intelectualidades negras e as políticas antirracistas
Programação da nona edição reúne mais de cem atividades, distribuídas em diferentes espaços da Universidade e da cidade
-
Participação Auditoria-Geral faz consulta à comunidade discente para subsidiar seu planejamento
Iniciativa visa contemplar a percepção dos estudantes sobre sua experiência na Universidade; questionário já pode ser respondido
-
Recesso Ponto facultativo do Dia do Servidor Público é transferido para sexta, dia 30
Mudança segue determinação do Ministério da Gestão e da Inovação
-
Destaques Semana do Conhecimento: 79 trabalhos são premiados entre mais de 3 mil inscritos
Na solenidade de encerramento, pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, falou sobre correlação entre democracia e ciência
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.