Voltar para o Início Ir para o rodapé
Cidade e universidade

Espaço do Conhecimento seleciona propostas audiovisuais para exibição em sua fachada digital

Dispositivo na Praça da Liberdade projeta produções sobre temas como ciência, diversidade, meio ambiente e criação artística; submissões devem ser feitas até 6 de março de 2026

Por Redação

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG

Fachada digital reúne 12 projetores integrados por um sistema de divisão e distribuição da imagem
Foto: divulgação | Espaço do Conhecimento UFMG

A fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG se transforma à noite em uma grande tela de projeção destinada à exibição de produções audiovisuais que ampliam o diálogo entre arte, cidade e universidade. No coração da Praça da Liberdade, esse dispositivo urbano de experimentação visual convida artistas e o público a novas formas de ocupar e perceber o espaço comum. O sistema de projeção é composto de 12 projetores, integrados por um sistema de divisão e distribuição da imagem, em que são exibidos fotografias, poemas, animações, mostras temáticas, entre outros conteúdos selecionados em chamadas públicas.

Até 6 de março de 2026, estará aberta a Chamada Pública (nº 01/2025) para seleção de obras audiovisuais que integrarão a programação da fachada no próximo ano. Podem participar artistas, estudantes, pesquisadores, servidores da UFMG, coletivos e criadores da sociedade civil. Serão aceitos vídeos de curta duração e autorais, produzidos ou adaptados para o suporte da fachada, que dialoguem com os eixos temáticos do museu, como cidade e universidade, divulgação científica, diversidade, meio ambiente, exposições do museu e experimentações visuais.

Seleção
As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas por meio de formulário online. Cada proponente pode enviar até duas propostas, restritas à seleção de no máximo uma delas. A avaliação ficará a cargo da Comissão Curatorial do Planetário e da Fachada Digital do museu, que observará critérios como coerência conceitual, adequação ao suporte, viabilidade técnica e potencial artístico. As obras escolhidas farão parte da programação oficial do museu e receberão certificado de participação. A previsão para divulgação do resultado está prevista para até 30 de abril de 2026.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional