Voltar para o Início Ir para o rodapé
Universidades em rede

Grupo Montevidéu discute extensão, comunicação e cultura na UFMG, nesta semana

Ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, faz conferência na quarta-feira, 26 de novembro

Por Teresa Sanches

A imagem mostra um parque ou praça com uma grande escultura geométrica de cor clara à esquerda. O local está cheio de pessoas, incluindo adultos e crianças, desfrutando de um dia ao ar livre. Uma vasta área gramada se estende pelo lado direito, onde muitas pessoas estão sentadas ou deitadas, relaxando. Há também uma área pavimentada com pedras no lado esquerdo, onde mais pessoas estão circulando. O fundo é preenchido por árvores e edifícios, sob um céu parcialmente nublado.
Atividades de extensão e cultura no gramado da Reitoria, no campus Pampulha
Foto: Foca Lisboa | UFMG

A UFMG sediará, durante esta semana, de 24 a 28 de novembro, uma série de conferências, mesas- redondas, apresentações de trabalhos acadêmicos e atividades culturais para aprofundar o debate sobre o papel das instituições de ensino superior na construção de políticas públicas, na formação de professores e na comunicação de saberes, com foco na transformação social, na democracia, nos direitos humanos e no desenvolvimento sustentável. Cerca de 500 pessoas, representantes de universidades da América do Sul, de movimentos sociais e de governos, são esperadas durante esta semana, no campus Pampulha.

A extensa programação sobre os eixos comunicação, extensão e cultura, que inclui o 8º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), terá abertura conjunta, na quarta-feira (26), às 9h30, com a primeira mesa; e às 10h, com a conferência magna da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo. A atividade será no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1).

De 26 a 28, as atividades do 8º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que reúne instituições do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Chile, da Colômbia e do Uruguai, serão realizadas no formato híbrido, com transmissão pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.

Com o tema Redes para a internacionalização da extensão universitária, o evento da AUGM reunirá representantes das instituições públicas de ensino superior, de movimentos sociais e de governos para discutir a extensão no contexto da cooperação internacional. Foram inscritas mais de 800 propostas de trabalhos, que serão apresentadas nas modalidades de rodas de conversa presencial e virtual e de pôsteres, sobre as seguintes linhas temáticas: Institucionalização da extensão universitária, Produção artística e cultural, Desenvolvimento sustentável, estado e sociedade, Formação de cidadania, direitos humanos e inclusão e Comunicação e redes.

Fórum de pró-reitores de extensão
Integrando a programação, o 56º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) está sendo realizado nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de novembro. O evento, restrito a gestores, discutirá o tema A extensão, políticas públicas, democracia e justiça social, com o objetivo de definir diretrizes para aproximar as universidades dos governos locais na busca por financiamento das atividades, segundo o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa. Entre as propostas em debate está a transformação do Fórum de Pró-reitores em associação, medida que possibilitará a criação de um fundo de investimentos.

Comunicação
Também nesta segunda e terça-feira ocorrem diversos eventos organizados pela UFMG relacionados à comunicação pública, à gestão de comunicação, à comunicação organizacional e às mídias universitárias, destinados a estudantes, profissionais de comunicação, professores e pesquisadores. Para a diretora do Centro de Comunicação da UFMG, professora Fábia Lima, os eventos em conjunto são uma oportunidade para o fortalecimento das redes para internacionalização da comunicação, cultura e extensão, na construção de alternativas e estratégias para enfrentar desafios comuns, como o uso da inteligência artificial e o combate à desinformação.

Segundo a professora, nos países da América Latina, a prática extensionista é indissociável da comunicação e da cultura, o que possibilitou organizar uma programação com pautas em comum e com temáticas locais próprias, tendo a comunicação também como vetor de desenvolvimento social.  

Rede internacional
“O contexto político dos países da América Latina e os desafios para reconstrução das instituições de ensino superior públicas diante do negacionismo da ciência e dos desmontes sofridos nos últimos anos só podem ser superados por meio de redes de internacionalização e também de interiorização, como proposta por este 8º Congresso de Extensão”, afirma o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa.

Para o dirigente, a extensão universitária vem reafirmando seu protagonismo como dimensão formativa, indissociável da pesquisa e do ensino, o que contribui para seu protagonismo junto aos movimentos sociais para superação desses desafios.

Na UFMG, segundo o pró-reitor, a extensão se destaca pelo número de atividades realizadas, pela diversidade das ações e por seu amplo alcance, posicionando a Universidade como referência, tanto na internalização, com a troca de experiências, quanto na interiorização, ao alcançar regiões de baixo desenvolvimento social do estado, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ele reforça a importância da extensão para a formação dos estudantes, para a qualificação de professores da educação básica e para a implementação de políticas públicas.

A programação do 8º Congresso de Extensão da AUGM está disponível no site do evento. Entre os destaques, está a mesa de abertura, às 9h, que contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e do vice-reitor, Alessandro Fernandes; do presidente da AUGM e reitor da Universidade Nacional de Concepción (Paraguai), Clarito Rojas; do secretário executivo da AUGM/Uruguai, Fernando Sosa; da diretora do Cedecom/UFMG, Fábia Lima; do pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli; e do pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa.

A conferência magna, às 10h, será proferida pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e será antecedida por uma exposição sobre a extensão na UFMG, apresentada pela professora Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão de 2018 a 2024.

O encerramento será na sexta-feira, dia 28, às 9h, com a mesa Democracia e direitos humanos, que terá a participação de Francisco Berzal (Universidad Nacional de Córdoba), Gabriel Kaplún (Udelar), Hugo Achugar (Universidad de la Republica), Maria Guiomar (Cátedra AUGM/UFMG), Rosario Radakovich (Universidad de la Republica).

Cultura e artes
Para o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, a interseção entre comunicação, extensão e cultura é intensa e evidencia a transversalidade desses três campos, sem que se confundam nas atividades desenvolvidas pelas universidades. “Por isso nossa agenda hoje é coletiva e remete à importância de fortalecer as áreas de arte e cultura nas instituições públicas de ensino da América Latina. Esse caminho tem avançado de forma expressiva no Brasil, com um movimento bastante ativo e com a criação de pró-reitorias e de políticas de cultura e artes em nossas instituições. Com diretrizes claras e projetos acadêmicos, temos construído interlocuções com os países vizinhos, formando uma rede que propõe essa integração com objetivos comuns.”

O pró-reitor conta que esse primeiro encontro de culturas e artes das universidades, que integra os evento da AUGM, decorre de um movimento iniciado em 2024, durante seminário realizado na UFMG que reuniu vários gestores de universidades brasileiras e da AUGM.  

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional