Grupo Montevidéu discute extensão, comunicação e cultura na UFMG, nesta semana
Ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, faz conferência na quarta-feira, 26 de novembro
Por Teresa Sanches
A UFMG sediará, durante esta semana, de 24 a 28 de novembro, uma série de conferências, mesas- redondas, apresentações de trabalhos acadêmicos e atividades culturais para aprofundar o debate sobre o papel das instituições de ensino superior na construção de políticas públicas, na formação de professores e na comunicação de saberes, com foco na transformação social, na democracia, nos direitos humanos e no desenvolvimento sustentável. Cerca de 500 pessoas, representantes de universidades da América do Sul, de movimentos sociais e de governos, são esperadas durante esta semana, no campus Pampulha.
A extensa programação sobre os eixos comunicação, extensão e cultura, que inclui o 8º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), terá abertura conjunta, na quarta-feira (26), às 9h30, com a primeira mesa; e às 10h, com a conferência magna da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo. A atividade será no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1).
De 26 a 28, as atividades do 8º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que reúne instituições do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Chile, da Colômbia e do Uruguai, serão realizadas no formato híbrido, com transmissão pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.
Com o tema Redes para a internacionalização da extensão universitária, o evento da AUGM reunirá representantes das instituições públicas de ensino superior, de movimentos sociais e de governos para discutir a extensão no contexto da cooperação internacional. Foram inscritas mais de 800 propostas de trabalhos, que serão apresentadas nas modalidades de rodas de conversa presencial e virtual e de pôsteres, sobre as seguintes linhas temáticas: Institucionalização da extensão universitária, Produção artística e cultural, Desenvolvimento sustentável, estado e sociedade, Formação de cidadania, direitos humanos e inclusão e Comunicação e redes.
Fórum de pró-reitores de extensão
Integrando a programação, o 56º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) está sendo realizado nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de novembro. O evento, restrito a gestores, discutirá o tema A extensão, políticas públicas, democracia e justiça social, com o objetivo de definir diretrizes para aproximar as universidades dos governos locais na busca por financiamento das atividades, segundo o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa. Entre as propostas em debate está a transformação do Fórum de Pró-reitores em associação, medida que possibilitará a criação de um fundo de investimentos.
Comunicação
Também nesta segunda e terça-feira ocorrem diversos eventos organizados pela UFMG relacionados à comunicação pública, à gestão de comunicação, à comunicação organizacional e às mídias universitárias, destinados a estudantes, profissionais de comunicação, professores e pesquisadores. Para a diretora do Centro de Comunicação da UFMG, professora Fábia Lima, os eventos em conjunto são uma oportunidade para o fortalecimento das redes para internacionalização da comunicação, cultura e extensão, na construção de alternativas e estratégias para enfrentar desafios comuns, como o uso da inteligência artificial e o combate à desinformação.
Segundo a professora, nos países da América Latina, a prática extensionista é indissociável da comunicação e da cultura, o que possibilitou organizar uma programação com pautas em comum e com temáticas locais próprias, tendo a comunicação também como vetor de desenvolvimento social.
Rede internacional
“O contexto político dos países da América Latina e os desafios para reconstrução das instituições de ensino superior públicas diante do negacionismo da ciência e dos desmontes sofridos nos últimos anos só podem ser superados por meio de redes de internacionalização e também de interiorização, como proposta por este 8º Congresso de Extensão”, afirma o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa.
Para o dirigente, a extensão universitária vem reafirmando seu protagonismo como dimensão formativa, indissociável da pesquisa e do ensino, o que contribui para seu protagonismo junto aos movimentos sociais para superação desses desafios.
Na UFMG, segundo o pró-reitor, a extensão se destaca pelo número de atividades realizadas, pela diversidade das ações e por seu amplo alcance, posicionando a Universidade como referência, tanto na internalização, com a troca de experiências, quanto na interiorização, ao alcançar regiões de baixo desenvolvimento social do estado, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ele reforça a importância da extensão para a formação dos estudantes, para a qualificação de professores da educação básica e para a implementação de políticas públicas.
A programação do 8º Congresso de Extensão da AUGM está disponível no site do evento. Entre os destaques, está a mesa de abertura, às 9h, que contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e do vice-reitor, Alessandro Fernandes; do presidente da AUGM e reitor da Universidade Nacional de Concepción (Paraguai), Clarito Rojas; do secretário executivo da AUGM/Uruguai, Fernando Sosa; da diretora do Cedecom/UFMG, Fábia Lima; do pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli; e do pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa.
A conferência magna, às 10h, será proferida pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e será antecedida por uma exposição sobre a extensão na UFMG, apresentada pela professora Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão de 2018 a 2024.
O encerramento será na sexta-feira, dia 28, às 9h, com a mesa Democracia e direitos humanos, que terá a participação de Francisco Berzal (Universidad Nacional de Córdoba), Gabriel Kaplún (Udelar), Hugo Achugar (Universidad de la Republica), Maria Guiomar (Cátedra AUGM/UFMG), Rosario Radakovich (Universidad de la Republica).
Cultura e artes
Para o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, a interseção entre comunicação, extensão e cultura é intensa e evidencia a transversalidade desses três campos, sem que se confundam nas atividades desenvolvidas pelas universidades. “Por isso nossa agenda hoje é coletiva e remete à importância de fortalecer as áreas de arte e cultura nas instituições públicas de ensino da América Latina. Esse caminho tem avançado de forma expressiva no Brasil, com um movimento bastante ativo e com a criação de pró-reitorias e de políticas de cultura e artes em nossas instituições. Com diretrizes claras e projetos acadêmicos, temos construído interlocuções com os países vizinhos, formando uma rede que propõe essa integração com objetivos comuns.”
O pró-reitor conta que esse primeiro encontro de culturas e artes das universidades, que integra os evento da AUGM, decorre de um movimento iniciado em 2024, durante seminário realizado na UFMG que reuniu vários gestores de universidades brasileiras e da AUGM.
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Sisu 2026: UFMG ofertará 6.552 vagas em 87 cursos de graduação
Inscrições serão realizadas de 19 a 23 de janeiro; guia lançado pela Universidade orienta candidatos
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
Notícias por categoria
Institucional
-
Internacionalização UFMG articula parceria em monitoramento por satélite com universidade da República Tcheca
Além do sensoriamento remoto, cooperação entre instituições foca em mobilidade acadêmica e em transferência de tecnologia para o setor florestal
-
Ensino de excelência Curso de Medicina da UFMG recebe conceito máximo no Enamed
Exame substituiu o Enare e o Enade na avaliação dos cursos de medicina do país; instituições públicas foram destaque no levantamento
-
Qualidade Avaliação da Capes consolida excelência da pós-graduação da UFMG
Quase 30% dos programas subiram de patamar no quadriênio 2021-2024; 58% dos cursos de doutorado obtiveram notas 6 e 7
-
Mobilização e cidadania Prédio do DCC será iluminado com as cores das campanhas de conscientização ao longo de 2026
Iniciativa visa ampliar o alcance das mensagens e propor a reflexão sobre prevenção de doenças, promoção da saúde, segurança no trânsito e qualidade de vida; neste mês, edifício foi iluminado com a cor branca, símbolo da saúde mental
-
Ebap Cursos do Coltec são tema de videocast da Mostra Sua UFMG
Coordenadores das formações em Automação Industrial, Eletrônica e Desenvolvimento de Sistemas abordam as características e oportunidades oferecidas pelas três áreas