Programa que prepara trabalhadores para a aposentadoria é tema de reportagem da TV UFMG
Encontros gratuitos com pessoas das comunidades interna e externa são realizados desde 2022
Por TV UFMG
O Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociedade e Saúde (LETSS), vinculado ao Departamento de Psicologia da Fafich, desenvolve o programa Preparando recursos para a aposentadoria, que oferece orientações para tornar mais tranquilo o processo de transição para a aposentadoria. A iniciativa é destinada a trabalhadores que estão prestes a vivenciar essa importante mudança em suas vidas.
Os participantes frequentam encontros presenciais e gratuitos, conduzidos por estudantes do curso de Psicologia da UFMG. Durante o período de participação, recebem uma declaração de inscrição que pode ser utilizada para justificar eventuais ausências em suas atividades laborais. Ao final das atividades, é emitido um certificado de conclusão.
Atualizações sobre o programa podem ser acompanhadas no perfil da iniciativa no Instagram.
Os programas
Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs) são promovidos por diversas empresas e instituições públicas, com o objetivo de assegurar uma transição com bem-estar, segurança e qualidade de vida. Além disso, participar de programas preparatórios para a aposentadoria é um direito garantido pelo Estatuto da Pessoa Idosa.
O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFMG (DRH) também oferece aos servidores da Universidade o programa Aprendizado em aposentadoria. Com a ação desenvolvida pelo LETSS/UFMG, essa proposta passa a ser estendida ao público externo.
Ficha técnica: Ana Júlia Corrêa (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens), João Paulo Neves (imagens), Katharinne Honorata (edição de imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Pedro Campos (transporte) e Vitória Brunini (edição de conteúdo).
Mais lidos
Semana
-
SAÚDE BUCAL Professor da Odontologia é autor de obra pioneira no país sobre manutenção e controle em implantodontia
Já disponível no site da editora em pré-lançamento, livro está sendo apresentado aos pares, nesta semana, em congresso internacional
-
Alimentação Café da manhã e jantar mudam de restaurantes no campus Pampulha
Alteração, que entra em vigor no próximo dia 5, tem o objetivo de ajustar a distribuição das refeições de acordo com as necessidades operacionais dos RUs e da comunidade acadêmica
-
Contagem regressiva UFMG lança site sobre o centenário
Página reúne notícias, fotografias e informações históricas
-
expansão Ministro da Educação visita instalações do futuro campus da UFMG em Betim
Leonardo Barchini foi recebido pelo reitor Alessandro Moreira e pelo prefeito Heron Domingues
-
Formação Lançado edital do processo seletivo do Coltec para 2027
Inscrições serão abertas na segunda, 14 de setembro; 180 vagas são oferecidas em cinco cursos técnicos integrados ao ensino médio
Notícias por categoria
Institucional
-
Gente que transforma Semana do Servidor discute clareza de procedimentos e integração de gerações
Evento já tradicional no calendário da UFMG começa na segunda-feira, dia 5; programação inclui atividades esportivas e de lazer e reflexões sobre carreiras e processos de trabalho
-
expansão Ministro da Educação visita instalações do futuro campus da UFMG em Betim
Leonardo Barchini foi recebido pelo reitor Alessandro Moreira e pelo prefeito Heron Domingues
-
PREPARAÇÃO ‘Aulão do Enem’ reúne milhares de estudantes na UFMG
Evento é fruto de parceria entre o MEC e a Universidade; ministro da Educação destacou poder transformador do exame
-
Representatividade UFMG amplia debate sobre proporcionalidade nas consultas para o Reitorado
Em seminário, representantes da comunidade acadêmica apresentaram balanço das discussões nas unidades e diferentes modelos de ponderação dos votos
-
Formação de professores Livros reúnem reflexões de António Nóvoa feitas no exercício da Cátedra Magda Soares
Obras serão lançadas nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, durante o encerramento do seminário 'Autoria docente'
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.