Voltar para o Início Ir para o rodapé
Estação do Conhecimento

Rádio UFMG Educativa é finalista do 13º Prêmio CDL/BH de Jornalismo

Reportagem 'Um negócio chamado dignidade: empreendedorismo a favor das pessoas privadas de liberdade' concorre na categoria áudio

Reportagem ‘Um negócio chamado dignidade’ é finalista do Prêmio CDL/BH
Imagem: Rádio UFMG Educativa

Única emissora de rádio pública concorrente, na categoria áudio, a UFMG Educativa é finalista da edição 2025 do concurso promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte: Prêmio CDL/BH de Jornalismo. A Estação do Conhecimento teve a produção do jornalista Ruleandson do Carmo, com sonoplastia do também jornalista Breno Rodrigues, selecionada pelo júri técnico. Na reportagem especial, Um negócio chamado dignidade: empreendedorismo a favor das pessoas privadas de liberdade, a emissora aborda empreendimentos destinados a pessoas que vivem em penitenciárias brasileiras ou a seus familiares e amigos. A inspiração é o chamado empreendedorismo social, que se dedica à criação de negócios que resolvam demandas e problemas sociais. 

No Brasil, 663 mil pessoas vivem totalmente privadas de liberdade, em unidades prisionais, de acordo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O número de pessoas impactadas pelo encarceramento de pessoas da família ou amigas é ainda maior. Além do preconceito, quem visita alguém privado de liberdade passa por constrangimentos, como ter itens básicos de alimentação, higiene e vestimenta – não fornecidos pelo Estado – confiscados e impedidos de entrar para beneficiar quem vive em celas, por não atenderem a critérios de armazenamento, tamanho e formato ainda não padronizados. 

Depois de viver uma experiência na prisão e de ver a esposa ser constrangida (e ele próprio de ser privado de itens pessoais básicos), o empresário Péricles Ribeiro fundou, em Belo Horizonte, a Loja do Preso, que ajuda famílias e pessoas privadas de liberdade a não perderem as viagens até as unidades prisionais nem os produtos comprados. Na produção, o Enactus UFMG, organização atuante com o empreendedorismo social,  avalia a importância de negócios que se dedicam a produzir os chamados “kit do preso”, empreendimentos que se têm popularizado no país.  

As reportagens vencedoras serão conhecidas em dezembro, em cerimônia a ser realizada pela CDL/BH, na capital mineira. Ouça a produção da UFMG Educativa finalista do 13º Prêmio CDL/BH de Jornalismo, no Spotify ou no SoundCloud.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional