Declaração de Belo Horizonte, da AUGM, propõe ‘mapa de caminhos’ para extensão, comunicação e cultura
Evento realizado nesta semana (26 a 28 de novembro) na UFMG reuniu 1.700 participantes de 120 instituições do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Colômbia e do Chile
Por Teresa Sanches
O 8º Congresso de Extensão, Comunicação e Cultura da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), encerrado nesta sexta-feira, 28 de novembro, na UFMG, reuniu 1.738 estudantes, docentes e ouvintes, vinculados a 120 instituições de ensino superior do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Uruguai e do Paraguai. O evento, realizado em formato híbrido, promoveu 51 rodas de conversa e 650 apresentações de trabalhos, sendo 250 de forma remota, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube. As conferências e debates continuam disponíveis.
Conforme a Declaração de Belo Horizonte, lida pelo pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Correa, durante enceramento do evento, “reafirma-se a convicção de que a integração latino-americana, construída nas lutas, na solidariedade e na potência criadora de nossos povos é o caminho para enfrentar as desigualdades que marcam nossa região”.
A carta afirma ainda que, “no momento em que a democracia, pilar da vida universitária e social sofre ataques políticos, com redução de políticas públicas que ameaçam direitos, realidade já denunciada na Declaração de Mar del Plata, propomos um mapa de caminhos, que reconhecem as práticas extensionistas na articulação com a comunicação, cultura e artes, como fundamentais para a construção de sentidos, memória, identidades e bem comum”.
Compromisso
A Declaração de Belo Horizonte reconhece a centralidade das artes e da cultura para a cidadania plena e a comunicação universitária como dimensão estratégica para o enfrentamento da desinformação, de todas as formas de preconceito e para a promoção da justiça social e da democracia. A divulgação científica e a soberania dos territórios do Cone Sul foram reafirmados pelo documento da AUGM, que se comprometeu a “transformar essa declaração em políticas institucionais de extensão, comunicação e cultura, para que o futuro seja construído com radicalidade democrática, direitos humanos, perspectiva feminista, justiça racial e integração latino-americana em defesa incondicional da universidade pública”.
Em 2026, conforme deliberação registrada na Declaração de Belo Horizonte, o encontro ocorrerá na Universidade da República (Udelar), no Uruguai.
Para a diretora do Centro de comunicação da UFMG e da Comissão Permanente de Comunicação e Meios da AUGM, professora Fábia Lima, democracia pressupõe uma sociedade bem informada, e a perspectiva é de que sejam criados mecanismos para reduzir as assimetrias informacionais, intensificadas pela infodemia e pelo negacionismo científico. “Construir alianças é uma necessidade estratégica e, na América Latina, a forte integração com a extensão fortalece o sentido público da comunicação e amplia o alcance social das universidades, criando condições para práticas comunicacionais mais dialógicas e democráticas”.
O pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, que conduziu a realização do Primeiro Seminário das Redes de Cultura e Artes de instituições vinculadas à AUGM e à Andifes, reafirmou que a integração da extensão, comunicação, cultura e artes, oficializada na Declaração de Belo Horizonte, é um marco importante, que demostra a transversalidade e vigor das parcerias. Ele acrescentou que o resultado foi o encaminhamento de cinco eixos para o trabalho em redes: democracia e cidadania cultural, territórios e redes de espaços culturais universitários; diversidade cultural e pluralidade epistemológica; campo de trabalho das artes na AL; políticas, planos de arte e cultura e de avaliação nas universidades; e cultura e emergência climática.
O secretário executivo da AUGM, Fernando Sosa, destacou o êxito do Congresso, um evento desafiador, pois reuniu três eventos com programação integrada por meio das equipes da AUGM e da UFMG. Ele reforçou o convite para a próxima edição, em 2026, na Universidade da República, no Uruguai.
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida reiterou os agradecimentos às equipes e aos participantes pelo sucesso da proposta de integração dos eventos, “que potencializaram a transversalidade da extensão, comunicação, culturas e artes e trouxe a certeza de que saímos mais fortalecidos como instituições públicas e que temos a responsabilidade de colaborar para construir países mais equânimes, mais justos e mais democráticos”.
Mais lidos
Semana
-
Vivaxin Primeira vacina brasileira contra a malária recebe aval da Anvisa para iniciar testes em humanos
Imunizante foi desenvolvido pelo CTVacinas em colaboração com a USP e o laboratório Cristália; fase 1 do estudo deverá reunir 48 voluntários
-
Mulheres na política Pesquisadoras da UFMG mapeiam 10 anos de fraudes em cotas de gênero nas eleições em Minas
Estudo inédito feito pelo Nepem analisou 308 casos judicializados e observa resistência dos tribunais no reconhecimento das irregularidades; nota técnica propõe recomendações para melhoria das práticas
-
Profalfa Até 13 de outubro: programa de mestrado em alfabetização recebe inscrições para processo seletivo
Iniciativa é focada na formação continuada de professores e no fortalecimento de boas práticas na educação pública
-
Solidariedade institucional UFMG se solidariza com a UFPE, que teve prédio incendiado
Reitor Alessandro Moreira e a vice-reitora Alamanda Kfoury puseram a Universidade à disposição para contribuir com os esforços de recuperação
-
Governança UFMG cria Diretoria de Promoção da Integridade
Órgão, que atende a exigências do governo federal, estimulará o desenvolvimento de ações para aumentar a confiança da sociedade no trabalho da Universidade
Notícias por categoria
Internacional
-
Classificação de universidades UFMG avança nas cinco dimensões do ranking mundial da Times Higher Education
Levantamento divulgado nesta semana mostra evolução da Universidade em áreas como patentes, reputação na pesquisa e no ensino e citações de impacto
-
Cooperação internacional UFMG amplia diálogo com a Itália em ciência, cultura e formação acadêmica
Alessandro Moreira recebeu o cônsul-geral do país, Pietro Tombaccini; ainda nesta semana o reitor reuniu-se em Brasília com 30 diplomatas africanos
-
RANKING DE XANGAI UFMG está entre as 50 melhores universidades do mundo na área de Veterinária
Resultado por área aferido pelo Global Ranking of Academic Subjects (GRAS) 2026 é o melhor da Universidade em sua série histórica
-
IEAT Programas que recebem pesquisadores de projeção internacional têm inscrições abertas
Cátedras de Curta Duração e Visitas Internacionais vão selecionar até oito pesquisadores para atividades acadêmicas na UFMG entre maio de 2027 e abril de 2028
-
Governança global Universidades dos Brics ampliam cooperação em estudos jurídicos
Cinquenta estudantes de 19 instituições participam, nesta semana, de programa conduzido pela UFMG
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.