10 anos do NAI: marco na promoção da acessibilidade e da inclusão
Trajetória do órgão se confunde com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência na UFMG, escrevem diretoras
Por Regina Ribeiro e Daniela Vaz | diretoras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG
Neste 27 de fevereiro de 2025, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) completa 10 anos de existência, uma oportunidade importante para celebrar os avanços alcançados na promoção da acessibilidade e inclusão na UFMG.
A trajetória do NAI se confunde com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência na UFMG. Desde a década de 1990, diversas iniciativas e projetos já buscavam garantir a acessibilidade e a inclusão na Universidade. Em 2014, servidores docentes, servidores técnico-administrativos que desenvolviam projetos e ações de acessibilidade e inclusão na UFMG, em conjunto com representantes discentes, reuniram-se em uma comissão especial designada pela Reitoria para apresentar uma proposta institucional de apoio às pessoas com deficiência da UFMG. Esse trabalho culminou com a criação do NAI no ano seguinte. A partir dali, as ações foram unificadas e ganharam força com a organização de iniciativas e políticas coordenadas.
Desde sua criação, o NAI tem como responsabilidade propor, organizar, coordenar e executar ações para assegurar e garantir as condições de acessibilidade necessárias ao ingresso, à permanência, à plena participação e à autonomia das pessoas com deficiência no âmbito da UFMG, o que maximiza seu desenvolvimento acadêmico, profissional e social.
Ao longo desse período, o NAI tem atuado para ampliar a acessibilidade física, comunicacional, pedagógica, atitudinal e nos transportes na UFMG, oferecendo uma ampla gama de serviços para promover autonomia e igualdade de condições para pessoas com deficiência no ambiente acadêmico. Suas atribuições incluem, entre outras, a produção de materiais didáticos acessíveis, treinamentos para uso de tecnologias assistivas, monitorias especializadas, auxílios pedagógicos, serviços de tradução e interpretação de Libras, treinamentos para deslocamento por rotas acessíveis e transporte adaptado no campus Pampulha.
Entre as conquistas, destacamos a criação do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), que, desde 2016, vem apoiando diversos projetos da comunidade acadêmica destinados à promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da UFMG.
O NAI também elaborou e oferta regularmente, em parceria com outras instâncias da Universidade, formações para servidores, docentes e discentes, como os cursos Inclusão com atitude e Acolhimento às pessoas surdas na UFMG: da sala de aula aos setores administrativos, além da disciplina UNI285 Acessibilidade e inclusão no ensino superior, vinculada à Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão.
Apesar dos avanços significativos, ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência na UFMG.
Além disso, o NAI criou e utiliza, desde 2023, o “cartão de acessibilidade”, documento que indica as demandas específicas de acessibilidade de cada estudante com deficiência. O NAI também aprimorou sua avaliação biopsicossocial da deficiência para os candidatos às vagas reservadas para pessoas com deficiência, após capacitação dos avaliadores. A UFMG é uma das primeiras universidades brasileiras a utilizar a avaliação biopsicossocial com instrumento padronizado de avaliação, o Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr), que atende aos princípios da Lei Brasileira de Inclusão.
Todos esses avanços são fruto de um trabalho contínuo e dedicado de muitas pessoas, entre servidores do NAI, gestores da UFMG, estudantes, docentes, colaboradores e parceiros externos.
Apesar dos avanços significativos, ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência na UFMG. Entre os desafios, destacamos a busca contínua por recursos para melhorias de acessibilidade arquitetônica, a consolidação de ações em rede, envolvendo toda a comunidade, a ampliação das ações de formação e capacitação e o investimento em pesquisas, estudos e debates sobre a temática da deficiência para promover a inclusão em todas as áreas da Universidade.
Nesta data especial, o NAI agradece às pessoas que têm contribuído para a construção de uma UFMG mais acessível e inclusiva. Agradecemos aos servidores do Núcleo, que se dedicam diariamente à promoção da acessibilidade e inclusão, aos estudantes com deficiência, que nos mobilizam e conosco constroem possibilidades, às direções que nos antecederam, aos gestores da UFMG, que apoiam e investem nas ações do NAI, aos docentes e servidores, que colaboram para a criação de um ambiente mais acolhedor e inclusivo, aos colaboradores e parceiros externos, que nos ajudam a ampliar o impacto do nosso trabalho.
Em permanente construção, o NAI é uma obra coletiva, moldada por muitas mãos e mentes, em favor de um futuro mais acessível e inclusivo para a UFMG.
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
Notícias por categoria
Opinião
-
Opinião “África” no Brasil: um nome, múltiplos sentidos
Em artigo, autor defende a necessidade de combater a noção que reduz o continente a um "país" genérico
-
Opinião UFMG, 98 anos: um sonho que nasce a cada hora
Várias gerações de pessoas – algumas de grande projeção, outras quase anônimas – são responsáveis pelo que a Universidade se tornou
-
Opinião Da promessa da soberania digital à realidade do aluguel tecnológico
Em artigo, os pesquisadores Anna Coli e Gabriel Avritzer, do Ieat, alertam para os riscos que o Brasil corre por não trilhar o caminho do desenvolvimento autônomo
-
Opinião Peruaçu: patrimônio da humanidade e cenário de pesquisas arqueológicas da UFMG
Presença da Universidade na região teve contribuição decisiva nesse processo, analisam os professores Maria Jacqueline Rodet, da Fafich, e Fábio de Oliveira, do IGC
-
Opinião Reprodução humana em crise: causas desconhecidas
Faltam estudos interdisciplinares para mapear e integrar os fatores sociológicos, biológicos e ambientais associados ao fenômeno, escreve o professor Luiz Renato de França, do ICB