Voltar para o Início Ir para o rodapé
Cooperação lusófona

Estudantes da UFMG podem concorrer a vagas no programa de mobilidade das universidades de língua portuguesa

Iniciativa busca promover a diversidade cultural e reforçar laços acadêmicos entre 90 instituições localizadas em quatro continentes

Por Redação

Globo terrestre sobre uma pilha de livros
Programa reúne instituições de nove países lusófonos
Foto: freepik.com

Primeira iniciativa de mobilidade acadêmica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições de ensino superior de países lusófonos, o Programa de Mobilidade Aulp está com inscrições abertas até 30 de abril de 2026. Esse programa piloto, promovido pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), visa facilitar a mobilidade e a acreditação acadêmica, por meio da promoção do intercâmbio de informações, da flexibilização curricular, da transferência e definição comum de créditos, bem como da valorização das atividades formativas.

Com o lema Mais do que pessoas, mobilizamos conhecimento, o projeto visa constituir uma oportunidade de fortalecimento da cooperação acadêmica no espaço lusófono. O programa une nove países, mais de 90 instituições e um único idioma: a língua portuguesa. Participam do projeto instituições de ensino superior dos países que têm o português como a língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de Macau, Região Administrativa Especial (RAEM) da China.

Participação
Cada instituição membro da Aulp disponibiliza duas vagas por semestre, e a UFMG é uma das 33 participantes brasileiras. Os estudantes selecionados ficarão isentos de taxa e terão alimentação e alojamento em residência universitária (ou apoio equivalente), de acordo com a disponibilidade da instituição de acolhimento.

A candidatura deve ser formalizada por meio do site do projeto, no qual os candidatos podem registrar-se, consultar as vagas disponíveis e os respectivos prazos (definidos de acordo com o início do ano letivo de cada país) e acompanhar o estado da candidatura na sua área pessoal. O estudante deve estar matriculado em uma das instituições de ensino superior que tenha aderido ao programa.

Outras informações podem ser encontradas na página do programa.

Categoria: Oportunidades

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Oportunidades