InovaLab abre inscrições para seleção de empreendimentos de base tecnológica
Servidores e estudantes podem participar do processo, no qual serão escolhidas até dez propostas para a fase de pré-incubação e até cinco para a de incubação
Com Assessoria de Comunicação da CTIT/UFMG
Estão abertas as inscrições para o Ciclo 3 do InovaLab, programa de incubação destinado ao estímulo de novos empreendimentos de base tecnológica vinculados à pesquisa e aos ativos de propriedade intelectual da UFMG. Promovido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e pela Inova UFMG, essa é uma das principais iniciativas para promover a inovação, consolidando a ponte entre universidade, mercado e sociedade. A edição 2026 selecionará até dez propostas para a Fase 1 (pré-incubação) e até cinco para a Fase 2 (incubação), conforme critérios definidos em edital.
Podem participar da chamada projetos de pesquisa e empresas já constituídas, submetidos por docentes, servidores técnicos-administrativos em educação e estudantes da Universidade. São elegíveis propostas associadas a produtos, processos e serviços com potencial de aplicação na sociedade. Iniciativas que ainda estejam em fase de desenvolvimento também são admitidas, uma vez que o programa prevê etapas de aperfeiçoamento e amadurecimento tecnológico, contribuindo para que as soluções alcancem o nível necessário para sua chegada ao mercado.
Processo seletivo
O processo de seleção envolve análise documental e avaliação técnica das propostas submetidas, sobre os critérios, tecnologia, equipe, recursos, mercado e alinhamento estratégico.
Os aprovados ingressam na Fase 1 – pré-Incubação, que tem duração de seis meses e contempla atividades como diagnóstico de maturidade do negócio, elaboração do plano de incubação, capacitações temáticas, mentorias e articulação com especialistas.
A Fase 2- Incubação, destinada às equipes selecionadas, tem duração de até dois anos e envolve o desenvolvimento e execução do Plano de Incubação, com acompanhamento contínuo das equipes da CTIT e da Inova UFMG.
As inscrições terminam em 1º de fevereiro de 2026, e o resultado final será divulgado no dia 6 de março, com início das atividades da Fase 1 previsto para 9 de março de 2026.
Mais informações estão disponíveis no site do InovaLab e podem ser solicitadas pelo e-mail inova-incubacao@ctit.ufmg.br.
Mais lidos
Semana
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Doutor Honoris Causa ‘Inventores de um gênero’: Milton Nascimento e Toninho Horta se tornam doutores pela UFMG
Tomada pela emoção, cerimônia de outorga do título aos músicos ocorreu na noite desta segunda-feira no auditório da Reitoria
-
Espécie invasora Agressivo, pinheiro-americano avança na Serra do Cipó e acende alerta
Pesquisadores do Centro de Conhecimento em Biodiversidade indicam riscos ecológicos, hídricos e econômicos; medidas de controle são necessárias
-
IEAT Cátedra Alternativas ao Capitalismo Neoliberal seleciona bolsista de pós-doutorado
Podem concorrer doutores das áreas de Ciência Política, Sociologia e Ciências Sociais
-
IGC Pós-graduação em Geologia seleciona candidatos para preencher 20 vagas
Programa reúne 16 linhas de pesquisa fortemente vinculadas à tradição mineradora da economia do estado
Notícias por categoria
Oportunidades
-
Inovação InovaLab abre inscrições para seleção de empreendimentos de base tecnológica
Servidores e estudantes podem participar do processo, no qual serão escolhidas até dez propostas para a fase de pré-incubação e até cinco para a de incubação
-
Oportunidade Escola de Engenharia oferece vaga para estágio não obrigatório
Inscrições podem ser feitas até o dia 9
-
OPORTUNIDADES Especialização em Geoprocessamento: prorrogado prazo de inscrições para seleção de tutores
Interessados podem se cadastrar até 28 de maio; há seis vagas disponíveis, e a remuneração é R$ 1,1 mil mensais para cumprimento de jornada de 20 horas semanais em formato híbrido
-
ENSINO Nove atividades complementares do noturno serão realizadas na sexta, no campus Pampulha
Exibição de documentário, festival de música universitária e palestra sobre educação de surdos estão entre as opções
-
OPORTUNIDADES Até domingo, 25 de maio: prazo de inscrições para especialização em educação especial é prorrogado
Formação busca capacitar docentes, gestores e profissionais escolares para desenvolver atividades acessíveis em contextos educacionais