Voltar para o Início Ir para o rodapé
Diversidade

Prae seleciona docente para atuar como cotutor voluntário no programa AfirmaSUS

Iniciativa visa colaborar para a permanência na Universidade de estudantes de grupos historicamente vulnerabilizados

Por Redação

Estudante de medicina da UFMG na Praça de Serviços do campus Pampulha, durante a marcha Abril Indígena de 2025
Estudante de medicina da UFMG na Praça de Serviços do campus Pampulha, durante a marcha Abril Indígena de 2025
Foto: Jebs Lima | UFMG

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG abriu edital para seleção de docente que atuará como cotutor voluntário no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS. O selecionado integrará o projeto Educar nas ruas e na universidade: juntos por acesso, dignidade e permanência, dedicado à promoção da inclusão e da equidade de estudantes da área da saúde em situação de vulnerabilidade.

O projeto abrange cursos de diferentes áreas, como Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional. O público-alvo inclui estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas travestis e trans, pessoas com deficiência, integrantes da comunidade LGBTQIA+ e oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Criado pelo Ministério da Saúde, o programa AfirmaSUS é uma iniciativa complementar de apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados. A proposta promove ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura em universidades públicas, com foco na integração entre ensino, serviço e comunidade. Entre os resultados esperados estão a redução da evasão universitária, a qualificação do cuidado em saúde, a promoção da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero no ambiente universitário e o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade.

Notícias relacionadas:

Assistência Estudantil AfirmaSUS vai selecionar profissionais e estudantes para projetos de pesquisa, extensão e cultura na área de saúde

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG abriu seleção ampliada para recrutar profissionais e estudantes para o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS. Criado pelo Ministério da Saúde, o programa visa fortalecer a equidade na formação de profissionais de saúde, com foco na […]

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas de 3 a 11 de fevereiro. Para se candidatar, o docente deve integrar o quadro permanente da UFMG, atuar em regime de dedicação exclusiva (ou de 40 horas semanais) e possuir graduação ou pós-graduação na área da saúde. Além disso, é necessário comprovar atuação efetiva em atividades no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) por, no mínimo, dois anos.

A lista de documentos que devem ser anexados no momento da candidatura pode ser consultada no edital. As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico, cujo endereço também está disponível no documento. O resultado preliminar será divulgado até as 17h do dia 23 de fevereiro, no site da Prae, quando se inicia o período para interposição de recursos. O resultado final será divulgado no dia 26, no mesmo site.

O docente selecionado atuará em colaboração com o tutor e a equipe do projeto, promovendo a integração ensino-serviço-comunidade e a reorientação da formação de estudantes em situação de vulnerabilidade social. O edital prevê dedicação mínima de dez horas semanais à orientação dos discentes do grupo AfirmaSUS, sem prejuízo das demais atividades previstas para o profissional na instituição de ensino superior em que atua.

Categoria: Oportunidades

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Oportunidades