Voltar para o Início Ir para o rodapé
Oportunidade

Prae seleciona estudantes de pós-graduação para estágio não obrigatório

Processo visa ao preenchimento de duas vagas e formação de cadastro de reserva

Por Redação

Calouros da UFMG em atividade de recepção promovida pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis
Recepção de calouros no segundo semestre de 2025: apoio às atividades de acolhimento de novos estudantes estão entre as atribuições do estágio
Foto: Raphaella Dias | UFMG

As diretorias de Políticas de Ações Afirmativas e de Apoio a Projetos de Estudantes, ambas vinculadas à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), lançaram editais para o preenchimento de duas vagas de estágio não obrigatório (uma em cada setor) e formação de cadastro de reserva. Nos dois casos, os bolsistas serão contratados por meio do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) e trabalharão presencialmente, sob supervisão, sem configuração de vínculo empregatício.

As inscrições para a vaga aberta na Diretoria de Apoio a Projetos de Estudantes deverão ser efetuadas de 5 a 20 de fevereiro por meio deste link. O estagiário cumprirá carga horária de quatro horas diárias (20 horas semanais) em período estabelecido em comum acordo com o gestor da unidade. A bolsa é de R$1.165,65, com acréscimo de auxílio-transporte no valor de R$10,00 por dia trabalhado.

Poderão participar da seleção os estudantes de mestrado e doutorado regularmente matriculados nos programas de Educação, Comunicação Social, Administração, Letras, Ciência da Informação, Estatística, Demografia, Sociologia, Psicologia, Administração Pública, Antropologia e Ciência Política.

Entre as atribuições do estágio estão a elaboração de projetos e relatórios, o mapeamento e o diagnóstico das atividades acadêmicas, científicas, esportivas e culturais destinadas à permanência estudantil e à redução da evasão no ensino superior, bem como o planejamento e o acompanhamento pedagógico de estudantes de graduação em projetos de instrução por pares (metodologia ativa), em diferentes áreas. Incluem-se ainda o apoio à execução de chamadas de seleção de projetos e à participação de estudantes de graduação e o suporte à realização de eventos, como a recepção de calouros, a Mostra Sua UFMG e a Semana do Conhecimento.

A seleção dos candidatos consistirá na aplicação de prova escrita, análise curricular e entrevista. O conteúdo programático e as demais informações do processo podem ser consultadas em edital.

Ações afirmativas
As inscrições para a vaga disponível na Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas ficarão abertas de 9 a 27 de fevereiro por meio deste link. As condições de trabalho, como carga horária, e a remuneração são as mesmas da bolsa ofertada pela Diretoria de Apoio a Projetos de Estudantes.

A seleção é aberta a pós-graduandos matriculados nos programas de Educação, Comunicação Social, Administração, Ciência da Informação, Estatística, Demografia, Sociologia, Administração Pública e Ciência Política. O bolsista ficará encarregado, entre outras tarefas, de produzir relatórios, pesquisas, diagnósticos e análise de dados agregados sobre as políticas de ações afirmativas executadas pela UFMG, de elaborar e aplicar surveys e censo demográfico junto à comunidade da UFMG, em especial a coletivos identitários, e apoiar a produção e realização de eventos, como Abril Indígena, Novembro Negro e rodas de conversa.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, análise curricular e entrevista. As informações sobre o processo seletivo, como conteúdo programático da avaliação e calendário, estão disponíveis em edital.

Categoria: Oportunidades

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Oportunidades