Voltar para o Início Ir para o rodapé
GUERRILHAS HISTÓRICAS

Livro de pesquisador da UFMG discute influência do feminismo nas artes

Obra articula teatro, literatura e cinema para problematizar a dimensão política dos valores que impulsionam a escrita da história

Por Ewerton Martins Ribeiro

Capa do livro 'Guerrilhas históricas: entre feminismos e arte', do pesquisador Pedro Kalil
Capa do livro ‘Guerrilhas históricas: entre feminismos e arte’, do pesquisador Pedro Kalil
Foto: Naiara Rodrigues

No cair da noite desta quarta, 28, a Relicário Edições lança em Belo Horizonte o livro Guerrilhas históricas: entre feminismos e arte, resultado de uma longeva pesquisa dedicada às teorias feministas desenvolvidas entre as décadas de 1960 e 1980. O livro é de autoria de Pedro Kalil, mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit).

Foto do pesquisador Pedro Kalil usando óculos e vestindo uma camisa azul de botões
Pesquisador Pedro Kalil
Foto: Patrick Arley

“Este texto começou a ser desenvolvido em 2009, como parte do meu projeto de doutorado”, anota o autor na apresentação do volume. Anos após a defesa de sua tese e o curso de alguns pós-doutorados, Pedro voltou à Faculdade de Letras (Fale) da UFMG para atuar como professor substituto, o que ocorreu nos últimos dois anos. No período, pôde finalmente concluir a última edição do manuscrito.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o lançamento de Guerrilhas históricas ocorrerá às 18h30 desta quarta-feira na Livraria Quixote, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, na Savassi, em Belo Horizonte. Na sexta-feira, 30, às 11h, o autor fará um novo lançamento da obra, dessa vez em Rio Acima, Minas Gerais, na praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos.

Reavaliação dos termos
Guerrilhas históricas se debruça sobre teorizações feministas basilares em três campos artísticos – teatro, literatura e cinema –, abordando diversas questões que permanecem atuais”, escreve a pesquisadora Carla Italiano na orelha do volume. “No cerne desse pensamento transdisciplinar está a reavaliação dos termos de debates centrais a esses universos. A intenção é desvelar, a partir de perspectivas feministas, a dimensão política tanto dos valores que impulsionam a escrita da história e a construção dos cânones quanto do próprio fazer acadêmico.”

“Guerrilhas históricas é um chamado ao combate nos campos minados nos quais discursos feministas confrontam outros discursos, às vezes feminismos outros, em trânsitos e tensões entre palavras, ações e modulações, na arena ainda misógina da academia”, acrescenta a pesquisadora Ildney Cavalcanti na apresentação do volume. “Registrar essas históricas é sinônimo de ativar memórias de um trajeto de interpelações e atravessamentos, trilhado por obras e teorias que desafiam a História com H maiúsculo”, anota.

Notícias relacionadas:

Arte e Cultura Coleção de ensaios ‘Lusco-fusco’ será lançada no sábado por professor e egressos da UFMG

Neste sábado, 18, às 14h, será lançada em Belo Horizonte, na Livraria Quixote, a coleção Lusco-fusco, que reúne quatro ensaios inéditos situados no campo das chamadas poéticas contemporâneas ou “poéticas da contemporaneidade”. Publicados pela Relicário Edições, as reflexões se valem de abordagens diversas para investigar a produção literária e artística das últimas décadas, em perspectivas que aliam teoria […]

Arte e Cultura Pesquisas da UFMG mapeiam a força das ‘batalhas de poesia’ em Belo Horizonte

Belo Horizonte é muito elogiada pelo footing literário que oferece hoje na região da Savassi, nas manhãs de sábado, no entorno de suas tantas livrarias de rua: Quixote, Scriptum, Jenipapo, Livraria da Rua, Outlet do Livro, entre outras. Estabelecidas em dois quarteirões da Rua Fernandes Tourinho e em seu entorno próximo, essas livrarias costumam sediar […]

Seção de periódicos
Além de graduado (2007) pela Fale e pós-graduado (2010 e 2014) pelo Pós-Lit, Pedro também integra o corpo editorial das revistas científicas Em Tese e FuLiA, ambas produzidas na Faculdade de Letras da UFMG. A primeira se dedica a divulgar produções e pesquisas dos campos dos estudos literários e das artes; a última se foca na abordagem que esses campos fazem do futebol e de outros esportes.

Classificadas com notas A no Qualis Periódicos da Capes para o quadriênio 2021-2024, as duas revistas recebem propostas de contribuições inéditas em fluxo contínuo. Para conhecer todas as publicações científicas produzidas nessa unidade acadêmica e conferir as chamadas abertas, acesse o site de sua seção de periódicos, setor vinculado à Câmara de Pesquisa e responsável por gerenciar a tramitação e a edição dessas publicações.

Tópicos:

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Pesquisa e Inovação