Outlab UFMG seleciona laboratórios de pesquisa para nova jornada de aceleração
Serão oito semanas de imersão com workshops com especialistas, mentorias personalizadas e construção de plano estratégico para captação de negócios
Programa pioneiro em gestão e empreendedorismo, o Outlab UFMG recebe inscrições para sua quarta edição, a ser realizada entre agosto e setembro de 2025. Destinada à aceleração de infraestruturas de pesquisa da Universidade, a iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e gerenciais e promove a interação dos laboratórios com o mercado, ampliando o impacto das pesquisas desenvolvidas na UFMG.
Laboratórios de todas as unidades acadêmicas podem se inscrever até domingo, 13 de julho. Podem participar as equipes técnico-científicas dos laboratórios institucionais e as listadas na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI. As inscrições deverão ser realizadas pelo coordenador da infraestrutura por meio de formulário eletrônico. As propostas inscritas serão avaliadas – critérios detalhados no edital –, e o resultado será divulgado no dia 21 de julho.
O Outlab UFMG é um programa de extensão coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), com apoio da Fundep. A gestão de inovação é feita pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Da academia ao mercado
Para a edição 2025, o Outlab adota nova abordagem metodológica, mais dinâmica e compacta, com uma jornada pautada em capacitação e troca de experiências. Serão oito semanas de imersão com workshops com especialistas, mentorias personalizadas, rodadas de negócios e a construção de um plano estratégico para captação de negócios. A metodologia foi idealizada para preparar o laboratório para inovar, precificar projetos, comunicar valor e potencializar o impacto das pesquisas da UFMG.
O presidente do BH-TEC, Marco Crocco, explica que a metodologia do Outlab alia capacitação prática e articulação de parcerias para transformar pesquisas em soluções reais para a sociedade. “Trabalhamos lado a lado com os laboratórios para criar conexões estratégicas com empresas e startups e desenvolver um ambiente de inovação aberto, colaborativo e efetivo”, afirmou.
O programa se apoia no tripé teoria, acompanhamento individualizado e conexão com o mercado, proporcionado por meio de práticas e ações estruturadas de interação e comunicação com foco em captação de negócios, projetos e parcerias. Todo o processo será conduzido por especialistas da própria UFMG e do mercado. A edição 2025 será finalizada com um OutlabDay, encontro que reunirá gestores das infraestruturas, empresas e indústrias das áreas específicas dos participantes.
Iniciativa pioneira
Criado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) em 2019, em parceria com a PRPq, o programa teve três edições, que reuniram mais de 100 laboratórios. No hiato provocado pela pandemia, o projeto sofreu mudanças e adaptações para responder melhor às novas demandas da área acadêmica. O programa retornou em 2023 e 2024, sob coordenação da PRPq, com 27 laboratórios participantes e mais de 100 pesquisadores.
“O Outlab é um compromisso da UFMG com a inovação e a sociedade. Nosso objetivo é aproximar pesquisadores e empresas, impulsionar projetos conjuntos e valorizar o conhecimento acadêmico como motor de desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Esperamos que a cada ano mais infraestruturas de pesquisa possam cruzar essa fronteira e descobrir que pesquisadores também podem ser empreendedores”, afirma o professor Fernando Marcos dos Reis, pró-reitor de Pesquisa da UFMG.
Para o coordenador de Inovação da Fundep, Matheus Azzi, o Outlab fortalece a missão da Fundação de apoiar a UFMG a promover a ciência que gera impacto. “Essa abordagem, que integra capacitação e rodadas de negócios, cria pontes sólidas entre pesquisadores e o setor produtivo, ampliando o alcance e a relevância do conhecimento gerado.”
Outras informações podem ser encontradas no site do Outlab. Dúvidas sobre processo de inscrição podem ser enviadas pelo e-mail coordenacao@programaoutlab.com.br.
Mais lidos
Semana
-
RUF UFMG é a melhor federal do Brasil em ranking do jornal Folha de S.Paulo
Universidade ocupa a terceira posição geral, com diferença de apenas 0,47 ponto em relação à segunda colocada
-
‘PESQUISE COMO UMA MENINA' Semana do Conhecimento volta seus holofotes para as trajetórias exemplares das mulheres da ciência
Evento terá mesas em que pesquisadoras da UFMG falarão de suas conquistas e dos desafios enfrentados na carreira
-
Rankings UFMG é a federal com produção científica de maior impacto em citações, diz levantamento de Stanford
Sessenta e quatro pesquisadores de 34 áreas da Universidade figuram na lista organizada em parceria com a Elsevier
-
ações afirmativas UFMG recebe inscrições para compor bancas de heteroidentificação
Seleção é aberta a docentes, técnicos e estudantes; participação em oficinas formativas é pré-requisito
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ em Belo Horizonte é cancelado
Evento estava programado para sábado, dia 24 de outubro, na Praça da Liberdade
Notícias por categoria
Pesquisa e Inovação
-
Games UFMG agrega inovação em acessibilidade a jogo premiado em festival
Magenta Arcade II, concebido por desenvolvedora belo-horizontina, incorporou funcionalidades que favoreceram a inclusão de pessoas com deficiência
-
Cedeplar DataViva combina dados e pesquisa para apoiar diagnóstico do desenvolvimento regional
Plataforma reúne informações sobre municípios e regiões, em áreas como emprego, comércio, C&T e meio ambiente; um dos focos é a complexidade econômica
-
Vivaxin Primeira vacina brasileira contra a malária recebe aval da Anvisa para iniciar testes em humanos
Imunizante foi desenvolvido pelo CTVacinas em colaboração com a USP e o laboratório Cristália; fase 1 do estudo deverá reunir 48 voluntários
-
Mulheres na política Pesquisadoras da UFMG mapeiam 10 anos de fraudes em cotas de gênero nas eleições em Minas
Estudo inédito feito pelo Nepem analisou 308 casos judicializados e observa resistência dos tribunais no reconhecimento das irregularidades; nota técnica propõe recomendações para melhoria das práticas
-
INOVAÇÃO Unidade Embrapii da UFMG firma acordo com Hemobrás para desenvolvimento de tratamento contra a hemofilia
Terapia vai melhorar a qualidade de vida de hemofílicos; doença atinge mais de 14 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.