Voltar para o Início Ir para o rodapé
Desacelere

Escola de Enfermagem promove simulação de acidente para conscientizar sobre trânsito seguro

Atividade, que terá participação de profissionais do Samu e do Corpo de Bombeiros, será realizada nesta quinta, às 12h, no campus Saúde

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

Atividade realizada em 2024, no campus Saúde
Foto: Rosânia Felipe

A Escola de Enfermagem da UFMG promove nesta quinta-feira, dia 18, uma simulação de atendimento a vítimas de acidente de trânsito como parte da campanha Desacelere. Seu bem maior é a vida, da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2025. A atividade, que será realizada no estacionamento do campus Saúde, começa às 12h e terá participação do Samu de BH e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Na simulação que será feita amanhã, o motorista de um carro, sonolento e desatento, atropela um motociclista, que conduz um veículo de aplicativo e, ao mesmo tempo, procura em seu celular o local da entrega. Ao tentar desviar do motociclista, o motorista acaba por atingir outro veículo e colide bruscamente em uma árvore.

Após a cena, haverá atividades de educação e segurança no trânsito que, com auxílio de óculos de realidade virtual, simulam situações reais de uso de álcool e outras drogas, além de atividades com professoras da Escola de Enfermagem sobre os perigos do uso combinado de entorpecentes no trânsito. Além dessas dinâmicas, equipes estarão em estandes para simular manobras básicas de reanimação cardiopulmonar, técnica correta de retirada de capacete e manobras de desengasgo.

A ação da Escola de Enfermagem não apenas alerta para a atenção e responsabilidade no trânsito, mas também oferece informações sobre os sistemas de resposta às urgências e emergências em Belo Horizonte, como as do Samu e do Corpo de Bombeiros. Para Karla Rona da Silva, professora do curso Gestão de Serviços de Saúde e coordenadora da atividade de extensão, é uma ótima oportunidade de o público conhecer o modo de atuação dos órgãos de atendimento emergenciais.

“Por meio de exercícios como esse, o profissional forma suas habilidades e competências para que, quando chegar a hora ara o atendimento real, esteja mais capacitado para melhor atender a nossa população. Também é um espaço oportuno para conscientizar sobre segurança no trânsito, estimulando que a população reflita sobre seu papel na prevenção dos acidentes de trânsito”, destaca a professora.

Categoria: Saúde

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Saúde