Voltar para o Início Ir para o rodapé
Saúde

Pesquisa busca voluntários para compreender marcos do desenvolvimento infantil saudável

Sem finalidade diagnóstica, estudo é desenvolvido pela Faculdade de Medicina; podem se inscrever crianças que não apresentem suspeita de problemas neurológicos

Por Marcus Vinicius dos Santos | CTMM

Famílias participantes terão a oportunidade de observar o desenvolvimento de seus filhos com o apoio de especialistas, em um ambiente seguro
Foto: freepik.com

Estão abertas inscrições para avaliação gratuita de crianças com até sete anos de idade, que não tenham suspeita de problemas neurológicos nem tenham nascido prematuras. O objetivo é buscar compreender melhor os marcos do desenvolvimento infantil saudável  e gerar novas evidências para fortalecer o conhecimento sobre o processo de amadurecimento e as mudanças que ocorrem nas crianças. 

As avaliações serão realizadas presencialmente na região hospitalar de Belo Horizonte, na Avenida Alfredo Balena, bairro Santa Efigênia. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição. A iniciativa é do grupo de pesquisa sobre Avaliação do Desenvolvimento Infantil, vinculado ao Centro de Tecnologia em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG.

Método consistente
Segundo a pediatra e vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM), professora Débora Marques Miranda, as famílias participantes terão a oportunidade de observar o desenvolvimento de seus filhos com o apoio de especialistas, em um ambiente seguro. A professora esclarece ainda que a avaliação não tem caráter diagnóstico e não se destina a identificar perturbações como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Os dados pessoais dos participantes serão mantidos em sigilo. Os dados científicos resultantes, por sua vez, serão compartilhados com a sociedade para que possam ser usados na orientação de políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção ou tratamento precoce infantil.  

Entre outras abordagens, a avaliação vai utilizar o Battelle Developmental Inventory (BDI), instrumento internacionalmente reconhecido pelos cientistas como um método preciso e consistente, usado para analisar e padronizar os dados de cinco áreas fundamentais do desenvolvimento infantil: comunicação, cognitiva, motora, socioemocional e adaptativa, para, a partir daí, gerar referências que orientem profissionais da saúde, da educação e políticas públicas. 

Sua aplicação abrange atividades lúdicas, observação direta da criança e entrevistas com os responsáveis.

Categoria: Saúde

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Saúde