Cinco bibliotecas fazem conferência do acervo durante as férias
Inventário bibliográfico é procedimento necessário para preservar e planejar a aquisição das coleções da UFMG
Por Assessoria de Comunicação da BU
Das 26 unidades do Sistema de Bibliotecas, cinco realizam inventário bibliográfico neste mês de fevereiro. A conferência do acervo permite identificar os materiais danificados e com divergências, averiguar a ordem de classificação e localização nas estantes, constatar o índice de perdas e possíveis falhas no serviço de circulação das bibliotecas. É um trabalho minucioso, por isso é necessária a paralisação do empréstimo e devolução de livros nas unidades inventariantes. Para minimizar o impacto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, esse serviço é realizado durante o período de férias.
“Além de ser fundamental para a organização do acervo, o inventário traz dados que auxiliam a estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das coleções da UFMG, fazer um melhor planejamento das aquisições, atualizar os registros do catálogo on-line e conscientizar os usuários sobre a importância de zelar pela integridade dos itens bibliográficos”, explica Izabel Araújo, diretora da Biblioteca Universitária.
Neste mês, estão fechadas, para realização de conferência dos acervos, a Biblioteca Central, incluindo o Espaço de Leitura e a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, e as bibliotecas da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), incluindo a modalidade 24 horas, da Faculdade de Educação, da Faculdade de Farmácia, da Escola de Arquitetura e do Instituto de Ciências Exatas.
Na Biblioteca da Face, o salão de estudos do primeiro andar continua disponível ao público, durante esse período, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
As datas de realização do inventário em cada unidade podem ser conferidas no site da BU. Declarações de nada consta e fichas catalográficas podem ser solicitadas via e-mail.
Mais lidos
Semana
-
RUF UFMG é a melhor federal do Brasil em ranking do jornal Folha de S.Paulo
Universidade ocupa a terceira posição geral, com diferença de apenas 0,47 ponto em relação à segunda colocada
-
‘PESQUISE COMO UMA MENINA' Semana do Conhecimento volta seus holofotes para as trajetórias exemplares das mulheres da ciência
Evento terá mesas em que pesquisadoras da UFMG falarão de suas conquistas e dos desafios enfrentados na carreira
-
Rankings UFMG é a federal com produção científica de maior impacto em citações, diz levantamento de Stanford
Sessenta e quatro pesquisadores de 34 áreas da Universidade figuram na lista organizada em parceria com a Elsevier
-
ações afirmativas UFMG recebe inscrições para compor bancas de heteroidentificação
Seleção é aberta a docentes, técnicos e estudantes; participação em oficinas formativas é pré-requisito
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ em Belo Horizonte é cancelado
Evento estava programado para sábado, dia 24 de outubro, na Praça da Liberdade
Notícias por categoria
Serviços
-
ALIMENTAÇÃO Restaurante Setorial II vai ampliar capacidade de atendimento no almoço
Segundo andar do prédio, no campus Pampulha, passará a funcionar permanentemente a partir de segunda-feira, dia 5; capacidade poderá chegar a 4,8 mil refeições diárias
-
Alimentação Café da manhã e jantar mudam de restaurantes no campus Pampulha
Alteração, que entra em vigor no próximo dia 5, tem o objetivo de ajustar a distribuição das refeições de acordo com as necessidades operacionais dos RUs e da comunidade acadêmica
-
Alimentação Restaurantes Universitários terão funcionamento alterado durante as férias escolares
No campus Pampulha, apenas o Setorial 1 abrirá no período de 6 de julho a 2 de agosto
-
Solidariedade Campanhas do agasalho mobilizam comunidade acadêmica
Pontos de coleta foram instalados na Pampulha e no campus Saúde
-
Copa do Mundo Jogo do Brasil altera horário do jantar nos restaurantes universitários
Nesta quarta, dia 24, as refeições serão servidas das 16h45 às 18h
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.