Voltar para o Início Ir para o rodapé

Retrospectiva 2025, Perspectivas 2026

No ano em que o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (Cop 30), a Terra viveu um dos períodos mais quentes registrados, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. Em Minas Gerais, um triste marco para a época que se encerra: dez anos sem punição para a tragédia da Samarco em Mariana, enquanto, no estado do Rio de Janeiro, a temporada trouxe a megaoperação mais letal da história carioca. Apesar disso, no campo da política, as instituições democráticas se fortaleceram com a condenação e com a prisão de figuras políticas e militares envolvidas na tentativa de golpe de estado, em oito de janeiro de 2023.

Em meio a um ano quente nas temperaturas e nos fatos, valendo-se do período, em que as típicas reflexões sobre o que passou e o que virá costumam acontecer, o Núcleo de Produção e Jornalismo da Rádio UFMG Educativa apresenta o especial "Retrospectiva 2025, Perspectivas 2026”.

Ficha técnica
Produção e reportagem: Ruleandson do Carmo
Sonoplastia e edição de áudio: Clarice Oliveira
Pessoas entrevistadas: Sônia Pessoa (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências Afetos - UFMG), Deborah Carvalho Malta (Enfermagem - UFMG), Sérgio Diniz (Procult - UFMG), Marco Aurélio Máximo Prado (Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT - UFMG), Luciano Mendes (Pensar a educação, pensar o Brasil), Marcella Gomes (Direito - UFMG), Ana Carolina Vimieiro (Coletivo Marta - UFMG), Magna Inácio (Ciência Política - UFMG), Marjorie Marona (Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina, Unirio), Ludmilla Ribeiro (Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - UFMG), Carlos Alfeu (Diretoria de Tecnologia da Informação - UFMG).

Programas e Especiais