Programação
-
Memofônica (reprise)
Como era o mundo em 1979? Como era o Brasil em 2003? Quais eram as músicas de 1986? E os filmes de 2013? E as novelas de 1967? Terêncio de Oliveira responde a essas e outras perguntas. Uma hora dedicada a cada ano. Do Sputnik ao ChatGPT, de Tom Jobim à Marina Sena, está tudo no Memofônica, um programa de memórias musicais.
-
Invasões bárbaras
Invasões Bárbaras é um programa de rádio focado na diversidade musical mundial que apresenta artistas de países que recebem pouca atenção nas rádios e nos eventos culturais-musicais hegemônicos. O programa apresenta programação musical diversa, buscando mostrar pontos de contato entre as músicas de diferentes localidades como, por exemplo, Japão, Colômbia, Cabo Verde, Etiópia, França, Benin, Alemanha, dentre outros países. As informações culturais são apresentadas de forma descontraída de forma a ampliar o diálogo com públicos de diversas idades e contextos sociais. O programa busca realizar diálogo com eventos internacionais e nacionais que ensejam o interesse por outras culturas e países, como Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Festivais internacionais de música, datas comemorativas que celebram a diversidade étnica, como Dia da Consciência Negra, Dia do Imigrante, etc. Invasões Bárbaras estreou no dia 12 de junho de 2006 na Rádio UFMG Educativa, como parte da proposta de Trabalho de Conclusão de Curso de Igor Costoli, Hidson Guimarães, Tiago Dias e Vetrô Vetromille. O programa já produziu mais de 600 edições em parceria com a Rádio UFMG Educativa. Atualmente o programa é produzido e apresentado por Igor Costoli, Thiago Borges, Dudu Carvalho, Paola Barra e Guto Veloso. Os trabalhos técnicos são de Thiago França.
-
Programação EBC
Horário destinado à programação produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
-
Só nota
Uma viagem sonora pelo universo da música instrumental, nacional e internacional, com o Só Nota. Programação dedicada a quem gosta de se desafiar entre acordes dissonantes e texturas sonoras diversas. Do jazz ao rock, do samba ao reggae, da MPB à música eletrônica, comece o dia nutrindo-se da obra de quem toca a alma. Hermeto Pascoal, Eliane Salek, Hamilton de Holanda, Chet Baker, Rosinha de Valença, Antonio Adolfo, Miles Davis e Arthur Verocai são alguns dos expoentes que abrilhantam as manhãs da Estação do Conhecimento. Ritmo, melodia e harmonia instrumentais têm aqui seu espaço. E, para bom entendedor, um acorde é Só Nota.
-
Identidade nacional
Comece seu dia com o Identidade Nacional, espaço onde a diversidade sonora produzida nos rincões brasileiros se encontra. Muito da nossa história foi contada no batido de uma viola e no vibrato de um fole, e por isso a UFMG Educativa apresenta uma programação que funde os diversos ritmos da nossa terra. Dos temas corriqueiros do dia a dia no campo aos acordes rebuscados de uma viola bem dedilhada, você experimenta aqui uma imersão no que é nosso, de fato. Titane, Geraldo Azevedo, Gláucia Nasser, Xangai, Marinês, Quinteto Violado, Ednardo, Cátia de França, Dominguinhos, Kleiton e Kledir, Luiz Gonzaga e muito mais. Identidade Nacional é chão, é caminho, é roda, é cantoria, é som de quem sai e acorda o sol pela manhã.
-
Bom dia UFMG
A sua agenda diária da Universidade Federal de Minas Gerais na Estação do Conhecimento. Apresentação: Renata Valentim
-
Saúde com ciência
-
-
Repórter nacional
-
Universo literário
Lançamentos, sugestões de leitura, notícias variadas sobre escritores e suas obras. Este é o Universo Literário, um programa que é um verdadeiro convite ao mundo dos livros. De segunda a sexta-feira, Michelle Bruck comanda as entrevistas e informa as últimas novidades sobre o mundo da literatura.
-
Mala de Leitura
-
Toque de Poesia
-
-
Conexões
Ciência, cultura e cidadania nas ondas do rádio. O Conexões é um espaço de divulgação de grupos, projetos, ações e eventos sobre esses três assuntos. De segunda a sexta-feira, a jornalista Luíza Glória e o jornalista Hugo Rafael comandam entrevistas e destacam as novidades relacionadas à ciência e tecnologia, aos avanços da pesquisa, ao cenário cultural mineiro e à cidadania.
-
Repórter nacional
-
Música de concerto
Ouça Música de Concerto pela UFMG Educativa e aprecie ainda mais o seu almoço ao som de violinos, harpas, pianos, flautas e oboés. Desfrute de uma experiência auditiva singular, que acalma e proporciona inspiração a cada nota. Grandes expoentes e intérpretes transformam o dial 104,5 em um verdadeiro palco de concertos. Aprecie a obra de Beethoven, Mozart, Florence Price, Schubert, Haydn e muito mais nas ondas da Estação do Conhecimento.
-
Aqui tem ciência
Aqui tem ciência é uma pílula sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A cada semana, nossa equipe de reportagem conversa com um pesquisador sobre o trabalho desenvolvido por ele e mostra como a ciência é importante para melhorar a nossa vida.
-
Em caráter experimental
-
Expresso 104,5
A Estação do Conhecimento é o ponto de partida do Expresso 104,5! Luiz Fernando Freitas comanda uma viagem cheia de informação, entretenimento e muita música! A rota passa pela música nacional e internacional, com artistas já consagrados e novos nomes da cena brasileira e, principalmente, mineira, além de dicas de séries, filmes, eventos e as curiosidades que permeiam as redes sociais de forma descontraída e bem-humorada. Artistas ao vivo se apresentam direto do nosso estúdio com o Palco UFMG Educativa.
-
Cabeça Conteúdo
-
-
Dança para ouvir e pensar
Um convite aberto para que a dança seja vivida também pelas ondas do rádio, conectando universidade e sociedade. O Dança para Ouvir e Pensar traz importantes reflexões e informações que envolvem a dança nos mais diversos âmbitos e é apresentado e produzido por Carol Gualberto, com coordenação do Prof. Arnaldo Alvarenga.
-
Faixa nacional
-
Nas ondas do Hahaha
O podcast 8 e 80 é produzido pelo Instituto Hahaha, OSC que atua há 12 anos com a palhaçaria profissional em Hospitais e espaços de saúde, educação e acolhimento. Produto do projeto “Nas Ondas do Hahaha”, o programa une a arte da palhaçaria para compartilhar o protagonismo das pessoas idosas e o diálogo intergeracional. No quadro 3x4, você escuta histórias que retratam o encontro da palhaçaria com as pessoas idosas nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) e nos Hospitais contadas por artistas palhaços (as). Já no quadro 2+2, trazemos cadim de prosa pra somar, dividir e multiplicar com você. Dra. Rosa (Daniela Rosa) e Dra. Babalu (Helena Marques) entrevistam especialistas de diversas áreas que abordam o envelhecer sob perspectivas singulares.
-
Acesso livre – direitos humanos e cidadania no ar
Acesso Livre - Cidadania e Direitos Humanos no Ar é um programa semanal dedicado ao debate e à defesa dos direitos humanos. A cada edição, apresentamos uma entrevista relacionada à temática e a coluna Quadros Críticos. Nela, o professor de Direito da UFMG José Luiz Quadros de Magalhães relaciona questões do dia a dia e dos noticiários nacionais e internacionais aos princípios dos direitos humanos. Acesso Livre é produzido e apresentado pela jornalista Alessandra Dantas.
-
Voz do Brasil
Noticiário radiofônico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
-
Óbvio ululante
-
A hora do Brasil: MPB (Música Preta Brasileira)
MPB: Música Preta Brasileira
-
Tropofonia
Tropofonia é um programa de radioarte que experimenta o som como gesto de encontro e invenção coletiva. Fundado pelo poeta Djami Sezostre e conduzido por Cesco Napoli, o programa mistura conversas, improvisos e paisagens sonoras, abrindo espaço para múltiplas vozes da cidade e da universidade. Em nova parceria com o LABED – Laboratório de Edição da FALE/UFMG, coordenado pela professora Emília Mendes, o Tropofonia propõe uma escuta expandida: entre arte, palavra e ruído, o rádio se reinventa como lugar de presença e criação compartilhada. É também um embrião de canções, de onde surgem obras musicais e álbuns lançados a partir dos experimentos radiofônicos.
-
Rede Rubra – Rádio UFRGS
Horário destinado à programação da Rádio UFRGS, a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul