Programação
-
Hora rap (reprise)
-
Batuques de outrora (reprise)
Herdeiro do Batuque na Cozinha e conectado ao projeto de extensão Aqui e Outrora, o Batuques... de Outrora! Sacode a poeira e abre os baús e as discotecas para levar ao ouvinte o melhor da música popular de ontem, de hoje e de sempre, sobretudo - mas não restrito - às vozes e composições que marcaram a primeira metade do século XX no Brasil e no mundo, devolvendo-as ao "éter" do rádio. Com muita informação e uma pitada de conversa boa, com trabalhos técnicos de Thiago França, o professor Nísio Teixeira (DCS) e discentes dos cursos de Comunicação Social conduzem a locução e a programação musical.
-
Programação EBC
Horário destinado à programação produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
-
Só nota
Uma viagem sonora pelo universo da música instrumental, nacional e internacional, com o Só Nota. Programação dedicada a quem gosta de se desafiar entre acordes dissonantes e texturas sonoras diversas. Do jazz ao rock, do samba ao reggae, da MPB à música eletrônica, comece o dia nutrindo-se da obra de quem toca a alma. Hermeto Pascoal, Eliane Salek, Hamilton de Holanda, Chet Baker, Rosinha de Valença, Antonio Adolfo, Miles Davis e Arthur Verocai são alguns dos expoentes que abrilhantam as manhãs da Estação do Conhecimento. Ritmo, melodia e harmonia instrumentais têm aqui seu espaço. E, para bom entendedor, um acorde é Só Nota.
-
Identidade nacional
Comece seu dia com o Identidade Nacional, espaço onde a diversidade sonora produzida nos rincões brasileiros se encontra. Muito da nossa história foi contada no batido de uma viola e no vibrato de um fole, e por isso a UFMG Educativa apresenta uma programação que funde os diversos ritmos da nossa terra. Dos temas corriqueiros do dia a dia no campo aos acordes rebuscados de uma viola bem dedilhada, você experimenta aqui uma imersão no que é nosso, de fato. Titane, Geraldo Azevedo, Gláucia Nasser, Xangai, Marinês, Quinteto Violado, Ednardo, Cátia de França, Dominguinhos, Kleiton e Kledir, Luiz Gonzaga e muito mais. Identidade Nacional é chão, é caminho, é roda, é cantoria, é som de quem sai e acorda o sol pela manhã.
-
Bom dia UFMG
A sua agenda diária da Universidade Federal de Minas Gerais na Estação do Conhecimento. Apresentação: Renata Valentim
-
Saúde com ciência
-
-
Repórter nacional
-
Universo literário
Lançamentos, sugestões de leitura, notícias variadas sobre escritores e suas obras. Este é o Universo Literário, um programa que é um verdadeiro convite ao mundo dos livros. De segunda a sexta-feira, Michelle Bruck comanda as entrevistas e informa as últimas novidades sobre o mundo da literatura.
-
Mala de Leitura
-
Toque de Poesia
-
Universo do Cordel
-
-
Conexões
Ciência, cultura e cidadania nas ondas do rádio. O Conexões é um espaço de divulgação de grupos, projetos, ações e eventos sobre esses três assuntos. De segunda a sexta-feira, a jornalista Luíza Glória e o jornalista Hugo Rafael comandam entrevistas e destacam as novidades relacionadas à ciência e tecnologia, aos avanços da pesquisa, ao cenário cultural mineiro e à cidadania.
-
Repórter nacional
-
Música de concerto
Ouça Música de Concerto pela UFMG Educativa e aprecie ainda mais o seu almoço ao som de violinos, harpas, pianos, flautas e oboés. Desfrute de uma experiência auditiva singular, que acalma e proporciona inspiração a cada nota. Grandes expoentes e intérpretes transformam o dial 104,5 em um verdadeiro palco de concertos. Aprecie a obra de Beethoven, Mozart, Florence Price, Schubert, Haydn e muito mais nas ondas da Estação do Conhecimento.
-
Compasso latino
"Compasso Latino", produzido e apresentado por Mauro Braga, é um programa que conta histórias sobre canções latinas, seus autores e intérpretes, com foco, mas sem exclusividade, na música produzida no século XX, sobretudo em sua primeira metade. O Programa conta com o apoio técnico de Cláudio Zazá e pode ser também ouvido no Spotify, nesse caso, com a inestimável colaboração de Beatriz Falcão.
-
Em caráter experimental
-
Expresso 104,5
A Estação do Conhecimento é o ponto de partida do Expresso 104,5! Luiz Fernando Freitas comanda uma viagem cheia de informação, entretenimento e muita música! A rota passa pela música nacional e internacional, com artistas já consagrados e novos nomes da cena brasileira e, principalmente, mineira, além de dicas de séries, filmes, eventos e as curiosidades que permeiam as redes sociais de forma descontraída e bem-humorada. Artistas ao vivo se apresentam direto do nosso estúdio com o Palco UFMG Educativa.
-
Cabeça Conteúdo
-
-
Decantando a República
-
Faixa nacional
-
Percursos territoriais
Quais os caminhos você escolhe para pensar o seu corpo? Percursos Territoriais convida a uma jornada sonora que ultrapassa a matéria para ampliar o olhar sobre a existência e suas transformações. A cada terça-feira, a repórter e doutora em artes Tina Horta apresenta uma voz para refletir o corpo como território de memória e narrativa, sem abdicar de uma estrutura poética. Com produção de Memórias em Travessia, o programa conta com suporte técnico de Rodrigo Molinsky, locução de Luiz Fernando Freitas e logotipo de Paulo Garcia.
-
Quebrando tudo
Bem-vinda pessoa escutante! Quebrando Tudo é meio autoexplicativo, uma expressão usada por músicos em tom de empolgação com o som que escutam ou fazem. Você pode esperar, além de música instrumental brasileira, um jazz mais voltado pra música negra (soul, funk, ...) e pro rock (fusion). Swing, ritmos brasileiros, clássicos, experimentais e "otras cositas más". Permitido quebrar até protocolos. Curadoria musical e apresentação: Seme Gebara
-
Voz do Brasil
Noticiário radiofônico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
-
Invasões bárbaras
Invasões Bárbaras é um programa de rádio focado na diversidade musical mundial que apresenta artistas de países que recebem pouca atenção nas rádios e nos eventos culturais-musicais hegemônicos. O programa apresenta programação musical diversa, buscando mostrar pontos de contato entre as músicas de diferentes localidades como, por exemplo, Japão, Colômbia, Cabo Verde, Etiópia, França, Benin, Alemanha, dentre outros países. As informações culturais são apresentadas de forma descontraída de forma a ampliar o diálogo com públicos de diversas idades e contextos sociais. O programa busca realizar diálogo com eventos internacionais e nacionais que ensejam o interesse por outras culturas e países, como Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Festivais internacionais de música, datas comemorativas que celebram a diversidade étnica, como Dia da Consciência Negra, Dia do Imigrante, etc. Invasões Bárbaras estreou no dia 12 de junho de 2006 na Rádio UFMG Educativa, como parte da proposta de Trabalho de Conclusão de Curso de Igor Costoli, Hidson Guimarães, Tiago Dias e Vetrô Vetromille. O programa já produziu mais de 600 edições em parceria com a Rádio UFMG Educativa. Atualmente o programa é produzido e apresentado por Igor Costoli, Thiago Borges, Dudu Carvalho, Paola Barra e Guto Veloso. Os trabalhos técnicos são de Thiago França.
-
A hora do Brasil: MPB (Música Preta Brasileira)
MPB: Música Preta Brasileira
-
Aldeias e quilombos
-
Rede Rubra – Rádio UFOP
Horário destinado à programação da Rádio UFOP, a Rádio da Universidade Federal de Ouro Preto