Voltar para o Início Ir para o rodapé
Expresso 104,5

Cinema, Rádio e Acessibilidade: UFMG Educativa promove transmissão de filmes com audiodescrição

Por Isabella Fernandes sob orientação de Breno Rodrigues

Nesta quarta-feira, 03 de setembro de 2025, o jornalista e apresentador Luiz Fernando Freitas conversou com a professora do curso de Terapia Ocupacional, Mestre e Doutora em Psicologia Social, diretora do NAI, Regina Celi Fonseca e a especialista em audiodescrição pela PUC Minas, estudante de comunicação, diversidade e inclusão nas organizações e trabalha com acessibilidade há quase dez anos como roteirista, revisora e narradora de audiodescrição, Claudia Guarnieri. A conversa teve também participação do diretor da Embaúba Filmes, Daniel Queiroz, e de um dos fundadores da produtora de Filmes de Plástico Gabriel Martins.

Nesta semana a UFMG Educativa em celebração aos seus 20 anos e, em parceria com a Embaúba Filmes, veicula 04 filmes em sua grade, todos com o recurso da audiodescrição, com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso e a democratização do cinema. Com isso, foi realizada uma conversa sobre acessibilidade na Universidade, no cinema e nas artes.

Regina Celi Fonseca em entrevista para a Rádio UFMG Educativa

A diretora do NAI, Regina Celi Fonseca, trouxe detalhes do trabalho do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão na Universidade, que é responsável por diversos trabalhos na UFMG, como transporte acessível, tradução e interpretação de Libras-Português, apoio pedagógico e diversos outros.

A audiodescritora Claudia Guarnieri apresentou o recurso de acessibilidade que traduz recursos não-verbais em palavras. Essa ferramenta possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual e neurodivergentes, e é utilizada em diversas situações culturais, educacionais e de entretenimento, incluindo cinema, teatro, exposições e museus, vídeos online, TV, recursos didáticos e eventos ao vivo, como palestras e shows.

Audiodescritora Claudia Guarnieri em conversa no programa Expresso 104,5

 

O diretor da Embaúba Filmes, Daniel Queiroz, contou um pouco sobre a parceria entre UFMG Educativa e Embaúba para a transmissão dos 04 filmes na Estação do Conhecimento. Gabriel Martins, da Filmes de Plástico, ressaltou a importância de um dos filmes produzidos pela produtora, Marte Um, estar entre os filmes presentes na seleção.

Os filmes começam a ser veiculados neste sábado, dia 06, às 14 horas, com “A Filha do Palhaço”; o próximo é dia 14, também às duas da tarde, com “As Linhas da Minha Mão”; o último deste mês é “Bem-Vindos de Novo”, no dia 25, às nove da noite. “Marte Um” é exibido ainda este ano aqui na UFMG Educativa.

Categoria: Arte e Cultura

Episódios

Programas e Especiais