Escritora aborda feminismo negro e ancestralidade em obra contemplada pela Lei Paulo Gustavo
Por Hugo Oliveira e Luiz de Andrade, sob orientação de Jaiane Souza
Nesta quarta-feira, 27 de agosto de 2025, a escritora, editora e gestora cultural Aline Cardoso foi a entrevistada da jornalista e produtora Jaiane Souza, no Universo Literário. No programa, ela falou sobre o livro Aldrava, obra contemplada pela Lei Paulo Gustavo e na qual aborda temas como feminismo negro e ancestralidade.
Na obra, Aline Cardoso escreve por reparação, por bem-viver, dignidade, liberdade e fúria. O livro é a quinta publicação da autora e foi escrito durante a pandemia, período marcado por desafios pessoais e políticos. O objetivo é desafiar narrativas hegemônicas. Para além da poesia, ela trilha uma trajetória de ativismo literário. Nascida e criada nas periferias de João Pessoa, busca reparar silenciamentos e visibilizar mulheres, cis e trans, homens negros, indígenas e pessoas LGBTQIAPN+ no mundo editorial por meio da Editora Triluna, que desde 2019 publica livros desses grupos e amplia o espaço deles no mercado editorial. Outro projeto também fundado por Aline Cardoso é o Sarau Selváticas, que se dedica à divulgação e celebração da literatura feminina. O sarau é o primeiro a ser declaradamente feminista na Paraíba.
Saiba mais em instagram.com/linhanegra
Episódios
'O Elo da Mariposa' aborda o acolhimento de identidades transsexuais ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans
Universo literário entrevista autor do livro 'Flores Astrais'
Terror ambientado em Minas Gerais é a estreia de Marcelo Nery na literatura
Série de reportagens 'Viver nas Ruas', publicada no Estadão em 1995, ganha versão atualizada em livro
A jornalista Rebeca Kritsch passou uma semana dormindo nas ruas de São Paulo, sem dinheiro ou comida, para entender a situação dessa população