Grupo ProsPeRA da UFMG apresenta resultados de pesquisas sobre a COVID longa
As pesquisadoras trouxeram dados, pesquisas e resultados das pesquisas do grupo de Prospecção e Pesquisas em Resposta Imune e Antivirais
Por Breno Rodrigues
Nesta terça-feira, 20 de janeiro de 2025, o apresentador e jornalista Luiz Fernando Freitas recebeu nos estúdios da UFMG Educativa representantes do ProsPeRA, o grupo de Prospecção e Pesquisas em Resposta Imune e Antivirais.
O apresentador conversou com a Professora do ICB, Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e pesquisadora líder do grupo ProsPera, Jordana Coelho dos Reis; a pesquisadora Ágata Lopes Ribeiro; e a aluna de doutorado da Universidade e também integrante do grupo Laura Corrêa Dias.
O grupo de pesquisa estuda a COVID longa, uma síndrome multissistêmica com sintomas que persistem por vários meses após a COVID-19 aguda. É estimado que 10% das pessoas que tiveram COVID-19 desenvolvam COVID longa, o que corresponde a cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.
No bate-papo, as pesquisadoras conseguiu identificar que elementos de células T da nossa resposta imune específicas para a proteína viral RdRp do SARS-CoV-2 se encontram alterados. Já os indivíduos sem sequelas pós-COVID tendem a ter respostas vacinais mais robustas anti-proteína S. Para saber sobre a pesquisa, sobre esses elementos citados, ouça a conversa completa.

Produção: Breno Rodrigues
Apresentação: Luiz Fernando Freitas
A Rádio UFMG Educativa é uma mídia do Cedecom, Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Episódios
Fundador do Grupo Galpão, Eduardo Moreira apresenta o solo Danação
Montagem foi apresentada pela primeira vez em 2016
Inspirado em personagem lendária de Ouro Preto, Ângela Mourão apresenta o espetáculo Olympia
O espetáculo segue em cartaz até o dia 08 de fevereiro
Programa de incubação da UFMG para novos empreendimentos de base tecnológica recebe inscrições
O Ciclo 3 do InovaLab é promovido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica e pela Inova UFMG