Jornalista e escritora Carla Pedrosa reflete sobre luto gestacional e crises de depressão em livro
Por Luiz de Andrade, sob orientação de Jaiane Souza
No dia 23 de setembro de 2025, a jornalista da Biblioteca Universitária da UFMG e escritora, Carla Pedrosa, participou do programa Universo Literário e conversou com a apresentadora Michelle Bruck sobre o livro Despedida da dor.
Combinando memória e poesia, a autora relata seu processo de luto após duas perdas gestacionais e sua luta contra a depressão, com a qual convive desde os 19 anos. Segundo a autora, a escrita é uma ferramenta que a auxiliou a processar e acolher seus lutos, potências e vulnerabilidades. A autora busca através do livro Despedida da Dor oferecer um abraço de esperança, sem julgamentos, para aqueles que tendem a silenciar seu próprio sofrimento. Carla Pedrosa é jornalista servidora da UFMG há mais de uma década, onde também se graduou em Comunicação Social e recebeu o título de mestre em Ciência da Informação. Após dois lutos gestacionais e várias crises de depressão, a autora retomou uma paixão pela escrita introspectiva que a acompanhava desde a infância.
Episódios
'O Elo da Mariposa' aborda o acolhimento de identidades transsexuais ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans
Universo literário entrevista autor do livro 'Flores Astrais'
Terror ambientado em Minas Gerais é a estreia de Marcelo Nery na literatura
Série de reportagens 'Viver nas Ruas', publicada no Estadão em 1995, ganha versão atualizada em livro
A jornalista Rebeca Kritsch passou uma semana dormindo nas ruas de São Paulo, sem dinheiro ou comida, para entender a situação dessa população