Livro confronta os impasses de um médico pardo em meio à hipocrisia, racismo e à falência dos afetos
Por Luiz de Andrade, sob orientação de Jaiane Souza
No dia 16 de setembro, o médico nuclear e escritor, Maurício Mendes, participou do programa Universo Literário e conversou com a apresentadora Michelle Bruck sobre o livro O homem não merece ser feliz.
O romance conta a história de Germano, um médico pardo que sente na pele o dilema de ser um dos poucos que ascendeu socialmente. Em uma história carregada de tensões emocionais, acompanhamos as reflexões filosóficas do personagem por meio da prosa rápida de Maurício Mendes. Ao mesmo tempo que Germano luta contra o racismo, sua relação com o feminino é mediada pela prostituição e pela misoginia. Tudo muda quando seu affair se muda para outro país e Germano também encara suas escolhas de vida após a morte de seu pai. Através da perspectiva desse personagem falho, o romance é estruturado de forma fragmentada e não linear, costurando eventos do passado e do presente para compor uma obra tão complexa quanto a condição humana. O autor Maurício Mendes é médico nuclear e estreia na literatura após anos de experiência como leitor e divulgador cultural.
Episódios
'O Elo da Mariposa' aborda o acolhimento de identidades transsexuais ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans
Universo literário entrevista autor do livro 'Flores Astrais'
Terror ambientado em Minas Gerais é a estreia de Marcelo Nery na literatura
Série de reportagens 'Viver nas Ruas', publicada no Estadão em 1995, ganha versão atualizada em livro
A jornalista Rebeca Kritsch passou uma semana dormindo nas ruas de São Paulo, sem dinheiro ou comida, para entender a situação dessa população