Voltar para o Início Ir para o rodapé
Expresso 104,5

Ópera ‘Aida, Rainha da Bateria’ ambientada no universo do samba e afro-brasileira estreia em BH

A produção é ambientada no universo do samba e da cultura afro-brasileira

Por Breno Rodrigues

Nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2025, o apresentador e jornalista Luiz Fernando Freitas conversou com a diretora de espetáculos Carla Andreia sobre o espetáculo ‘Aida: A Rainha da Bateria’.

A peça é uma adaptação inédita da ópera “Aída”, de Verdi, para crianças, a produção é ambientada no universo do samba e da cultura afro-brasileira e integra a tetralogia de produções operísticas para infância e juventude da Cyntilante Produções. Na versão da Cyntilante, Aida é herdeira de uma ancestralidade de resistência que tem sua trajetória marcada por obstáculos impostos pela patroa, Amnéris, uma influenciadora digital, e pelo bicheiro Jacaré, patrono da escola de Samba Canários da Terra. Apoiada por sua comunidade e guiada pela profecia do Babalorixá Amonasro, seu pai, Aída busca conquistar seu lugar como Rainha da Bateria no desfile de Carnaval.

Com adaptação afrocentrada e elenco formado por sete atores-cantores e quatro músicos, o espetáculo ressignifica a narrativa original ao apresentar Aida como a filha da Rainha de Bateria Râmfis. Ao longo do espetáculo, o público é embalado pelas melodias da ópera de Verdi em arranjos de samba-canção, choro, partido alto, ijexá, samba-enredo, entre outras variações do gênero.

O espetáculo estreia no domingo, dia 25, e tem início às cinco da tarde, no Palácio das Artes, que fica na Avenida Afonso Pena, 1537. Para mais informações, acesse cyntilante.com.br.

Produção: Breno Rodrigues
Apresentação: Luiz Fernando Freitas

A Rádio UFMG Educativa é uma mídia do Cedecom, Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Categoria: Arte e Cultura

Episódios

Programas e Especiais