Acesso Livre debate política e direitos humanos com a deputada estadual mineira Ana Paula Siqueira
Por Alessandra Dantas
Nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, a deputada estadual, assistente social, educadora, mãe de 3 filhos, que se dedica à luta pelos direitos humanos com atuação em várias frentes, como os direitos das crianças e dos adolescentes, Ana Paula Siqueira, conversou com a jornalista e apresentadora Alessandra Dantas, no programa Acesso Livre.
A defesa dos direitos humanos é uma luta constante e os movimentos sociais sempre alertam sobre esse aspecto tão fundamental. Na esfera política, essa luta se faz ainda mais necessária porque é na casa legislativa, seja na Câmara dos Vereadores, seja na Assembleia Legislativa de cada estado ou no Congresso Nacional que os direitos humanos podem ser fortalecidos por meio da formulação, implementação e fiscalização de políticas públicas que façam valer a dignidade humana em todos os aspectos da sociedade.
“É responsabilidade do estado garantir a dignidade para a nossa população”, realça a deputada. Ela abordou ações de seu mandato pelos direitos humanos, como a lei que cria um banco de empregos para mulheres vítimas de violência, que ainda não foi colocado em prática pelo governo estadual. Outro projeto abordado foi o de levar a Lei Maria da Penha para as escolas. A parlamentar destacou a importância de abordar a violência com as meninas, para pensar na proteção, mas também com os meninos, que serão homens no futuro e precisam aprender que não podem reproduzir o comportamento do pai ou do avô, por exemplo.
Episódios
Atuando nos movimentos sociais desde os anos 70, Heloísa Greco aborda os desafios para os direitos humanos, considerados “espanta voto” para muitos candidatos
Doutora em História pela UFMG atua no Instituto Helena Greco e no Memorial Ocupado, no prédio do antigo DOPS e DOI-CODI no Centro de BH
Quadros Críticos: Morte do cão Orelha escancara desprezo pela vida e diz muito do momento político
Professor José Luiz Quadros faz questão de lembrar que todas as formas de vida do planeta estão conectadas
Quadros Críticos: O fim do mundo pós-guerra, baseado em regras, e desafios para 2026
Professor José Luiz Quadros destaca uso da força pelos Estados Unidos, o que mostra o quanto o império está ameaçado