Voltar para o Início Ir para o rodapé
Abril Indígena 2025

ATL 2025: Ouça Michelle Guarani-Kaiowá, Paula Guajajara, Elisa

Mulheres indígenas trazem vozes e cantos ao 21º Acampamento Terra Livre, em Brasília

Nesta quinta-feira, 10 de abril de 2025, o programa Conexões levou ao ar a participação de representantes de povos indígenas que se reunem, nesta semana, em Brasília, no 21º Acampamento Terra Livre (ATL), o maior encontro indígena do país. A mobilização é organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que, neste ano, completa duas décadas de existência.
O tema do ATL 2025 é “APIB somos todos nós: Em defesa da Constituição e da vida”. O acampamento, que começou no dia 7 de abril, e segue até esta sexta-feira, espera receber durante a semana cerca de 8 mil representantes de 200 povos indígenas no acampamento montado no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte.

Assim como no ano passado, a professora extensionista Luciana de Oliveira, pesquisadora junto aos povos indígenas no Departamento de Comunicação Social da UFMG, está participando do evento e vai trazer depoimentos de representantes de povos indígenas que estão neste grande encontro. Nesta quinta, tivemos a participação das mulheres indígenas Michelle Guarani-Kaiowá, da Paula Guajajara, da terra indígena Karu, integrante do Coletivo de Guerreiras de Floresta, do Maranhão, Elisa do povo Pankararu, do sertão do Pernambuco, coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da APOINME, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, e da Joziléia Kaingáng, diretora executiva da ANMIGA, Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. As falas são acompanhadas de cantos dos povos Pankararu e Guarani Mbyá.

Essa cobertura do ATL integra a ação do Abril Indígena na Rádio UFMG Educativa, que é uma parceria com a Formação Transversal em Saberes Tradicionais, projeto de ensino na Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (Prograd), e o Coletivo de Pesquisa e Ação em Contextos de Risco (CORISCO), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM).

Episódios

Programas e Especiais