Erradicação da situação de rua de crianças e jovens pode ser cumprida, defende professor da UFMG
Por Alessandra Dantas
Nesta segunda-feira, 25 de agosto de 2025, o professor e coordenador do Programa Polos de Cidadania da UFMG e do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, André Luiz Freitas Dias, conversou com a jornalista e apresentadora Alessandra Dantas, no programa Acesso Livre.
De acordo com dados de julho deste ano, de um estudo bem recente do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da UFMG, ligado ao programa Polos de Cidadania, mais de 350 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. 70% delas são negras. Quando fazemos o recorte para as crianças e adolescentes em todo o país esse número chega a quase 10 mil, cerca de 3% do total. Olhando aqui pro nosso estado de Minas Gerais são 81 crianças e adolescentes vivendo nas ruas, 50 delas em BH, um número que representa 62% desse grupo em todo o estado.
“Nós entendemos que é possível que essa meta de erradicação da situação de rua com crianças e adolescentes seja estabelecida, perseguida e cumprida por toda nossa sociedade”, defendeu o professor.
Episódios
Atuando nos movimentos sociais desde os anos 70, Heloísa Greco aborda os desafios para os direitos humanos, considerados “espanta voto” para muitos candidatos
Doutora em História pela UFMG atua no Instituto Helena Greco e no Memorial Ocupado, no prédio do antigo DOPS e DOI-CODI no Centro de BH
Quadros Críticos: Morte do cão Orelha escancara desprezo pela vida e diz muito do momento político
Professor José Luiz Quadros faz questão de lembrar que todas as formas de vida do planeta estão conectadas
Quadros Críticos: O fim do mundo pós-guerra, baseado em regras, e desafios para 2026
Professor José Luiz Quadros destaca uso da força pelos Estados Unidos, o que mostra o quanto o império está ameaçado