Formação para professores da educação infantil coordenada pela UFMG em todo o país tem mais de 200 mil inscritos
Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil é integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026, a professora associada da Faculdade de Educação da UFMG, diretora da Casa da Infância, órgão complementar da FaE, e coordenadora nacional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil Pro-LEEI, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, professora Mônica Correia Baptista, conversou com a jornalista e apresentadora Luiza Glória, no programa Conexões.
A alfabetização desempenha um papel indispensável na vida das crianças por ser um importante passo rumo ao desenvolvimento de diversas linguagens e início do processo de letramento. A habilidade de ler, escrever e calcular é um marco na vida, moldando o presente e trazendo novas possibilidades para o futuro de cada um, sendo a chave para o acesso a inúmeras aptidões e conhecimentos fundamentais.
Apesar dos avanços no acesso à educação no Brasil, ainda há desafios significativos, refletidos nas altas taxas de abandono escolar e na qualidade da aprendizagem. Segundo o MEC, Ministério de Educação, em 2024, o Brasil registrou 59,2% de crianças alfabetizadas até o fim do segundo ano do ensino fundamental na rede pública. No entanto, o indicador ficou abaixo da meta estabelecida pelo governo federal, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que era chegar a pelo menos 60%.
O Pro-LEEI, Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, coordenado nacionalmente pela UFMG, nasceu dessa necessidade de aprofundar o debate sobre o papel da Educação Infantil. Desde o início, a formação dos profissionais da área foi percebida como estratégia central para o desenvolvimento, com qualidade, do trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.
O curso do programa já formou mais de cento e cinquenta mil professores em todo o país, e em 2026, ultrapassou duzentas mil inscrições. O Pro-LEEI, é integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e também conta com o LEPI, Leitura e Escrita na Primeira Infância, que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre como crianças menores de seis anos aprendem a linguagem escrita, tanto na escola quanto fora dela.
Saiba mais sobre o projeto no site
Episódios
Dever de proteger crianças no carnaval é de todos, ressalta professora da UFMG Cassandra França
Pesquisadora do CAVAS UFMG destaca consequências psicológicas do abuso e exploração infantil
Presidente da Abafro aborda denúncia de falta de apoio do poder público aos blocos de rua de BH
Para Zulú de Obá, Prefeitura se omite ao regulamentar patrocínios, o que favorece megaeventos e dificulta o trabalho dos cortejos locais
Fevereiro Roxo: Mesa redonda debate fibromialgia e lei federal que garante os mesmos direitos de PCD
A nova legislação sancionada em 2025 define diretrizes que o SUS deve seguir no atendimento aos pacientes diagnosticados com a síndrome