Nasci Odara: livro reconstrói trajetória de uma melhor trans, preta e periférica
Por Hugo Oliveira, sob orientação de Jaiane Souza
No dia 8 de outubro de 2024, a médica e escritora, Ana Marice Teixeira Ladeia, participou do programa Universo Literário e conversou com a apresentadora Michelle Bruck sobre o livro Nasci Odara.
O livro Nasci Odara é resultado do encontro entre Odara, que dá nome à obra, e a médica e escritora, Ana Marice Teixeira Ladeia. A narrativa faz um relato sensível sobre dores, memórias e conquistas de uma trajetória marcada por muitos enfrentamentos, onde o amor é a principal força de sobrevivência. Dessa forma, transita entre depoimentos íntimos e reflexões críticas sobre gênero, preconceito e direitos humanos. Traz também informações sobre o processo de redesignação de gênero, resultado de entrevistas da autora com outros médicos e psicólogos. Muito além de uma biografia, Nasci Odara também é ferramenta de informação, conscientização e desmistificação de conceitos, ampliando o diálogo sobre diversidade e inclusão.
Episódios
'O Elo da Mariposa' aborda o acolhimento de identidades transsexuais ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans
Universo literário entrevista autor do livro 'Flores Astrais'
Terror ambientado em Minas Gerais é a estreia de Marcelo Nery na literatura
Série de reportagens 'Viver nas Ruas', publicada no Estadão em 1995, ganha versão atualizada em livro
A jornalista Rebeca Kritsch passou uma semana dormindo nas ruas de São Paulo, sem dinheiro ou comida, para entender a situação dessa população