Livro “Se baterem, cantem” resgata prisão de 850 estudantes pela ditadura militar em 1977 na UFMG
Nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, o jornalista Hugo Rafael conversou, no programa Acesso Livre, com a também jornalista Cândida Lemos, organizadora e uma das autoras do livro “Se baterem, cantem – Estudantes desafiam a ditadura em 1977”, que resgata um episódio de repressão contra estudantes ocorrido na UFMG, durante a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes (ENE).
Em desafio à ditadura, 850 estudantes que tentavam reconstruir a União Nacional dos Estudantes (UNE) acabaram presos e muitos deles foram processados pela ditadura militar. A repressão policial, que resultou na maior detenção em massa dos 21 anos de ditadura militar no Brasil, ganhou destaque na imprensa nacional e internacional. Agora, 40 anos após o fim do regime de exceção, a história foi registrada e resgatada em um livro de autoria de cinco pesquisadoras: Angela Drummond, Cândida Lemos, Izabel Zoglio, Samira Zaidan e Virgínia Castro.
O episódio é um dos muitos que evidenciam a relação entre o movimento estudantil e os direitos humanos. Ao longo da história, estudantes envolvidos em organizações representativos e políticas têm sido figuras cruciais na luta pela garantia de direitos como acesso a educação gratuita e políticas de permanência estudantil. Essa pressão dos movimentos estudantis também contribuiu para a reivindicação por direitos civis, políticos e sociais para toda a sociedade.
Episódios
Atuando nos movimentos sociais desde os anos 70, Heloísa Greco aborda os desafios para os direitos humanos, considerados “espanta voto” para muitos candidatos
Doutora em História pela UFMG atua no Instituto Helena Greco e no Memorial Ocupado, no prédio do antigo DOPS e DOI-CODI no Centro de BH
Quadros Críticos: Morte do cão Orelha escancara desprezo pela vida e diz muito do momento político
Professor José Luiz Quadros faz questão de lembrar que todas as formas de vida do planeta estão conectadas
Quadros Críticos: O fim do mundo pós-guerra, baseado em regras, e desafios para 2026
Professor José Luiz Quadros destaca uso da força pelos Estados Unidos, o que mostra o quanto o império está ameaçado