Voltar para o Início Ir para o rodapé
Conexões

Novembro Azul: No mês de combate ao câncer de próstata, conheça app inovador desenvolvido na UFMG

Nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, a Professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora do aplicativo IUProst, Luciana da Mata, conversou com a jornalista e apresentadora Luiza Glória, no programa Conexões.

Durante esse mês, a campanha conhecida como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa. Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, esse tipo de tumor maligno é predominante em todas as regiões do Brasil. O órgão estima que setenta e dois mil casos tenham surgido a cada ano no triênio 2023-2025.

Em incidência, ele só está atrás do câncer de pele não melanoma e também é o segundo que mais mata homens no país. Somente em 2021, mais de dezesseis mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, quarenta e quatro mortes por dia. Outros dados também têm chamado atenção, o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passando de dois mil e quinhentos para mais de três mil procedimentos no SUS, de acordo com o Ministério da Saúde. A maior parte desses casos, 84%, envolveu quimioterapia, enquanto cirurgias foram necessárias de 10% a 12% deles e radioterapia de 3% a 4%. Entre as principais sequelas da doença estão a incontinência urinária e a disfunção erétil.

Pensando nisso, a UFMG em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás desenvolveu o aplicativo IUProst que combina ciência, tecnologia e cuidado humano para reabilitar a continência urinária e sexual de pacientes acometidos pelo tumor. O app busca promover autonomia, educação em saúde e reabilitação personalizada por meio de uma tecnologia 100% brasileira. O projeto foi reconhecido pela inovação recebendo vários prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS e América Latina, e o Prêmio Pelve de Ouro 2025, na categoria Inovação e Tecnologia. Além disso, está em fase de desenvolvimento a IARA, um chatbot de Inteligência Artificial, que vai atuar como assistente virtual de saúde, oferecendo lembretes, apoio emocional e orientações personalizadas.

Episódios

Programas e Especiais