Voltar para o Início Ir para o rodapé
Conexões

Novembro Negro UFMG: Últimos dias têm Seminário e Prêmio Leda Maria Martins, celebrando a arte negra

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, o artista, doutorando em Educação pela UFMG e curador do Prêmio Leda Maria Martins, Denilson Tourinho, participou do programa Conexões.

Nestes últimos dias de Novembro Negro UFMG, são realizados o terceiro Seminário e nono Prêmio Leda Maria Martins que celebram e debatem a arte brasileira aqui em Belo Horizonte. Leda Martins é considerada referência incontornável do pensamento negro nas artes, na crítica teatral e na educação brasileira e segue produzindo saberes e inspirando gerações. Poeta, ensaísta, dramaturga, professora emérita da UFMG e rainha do Reinado do Jatobá, sua obra articula memória, corpo, ancestralidade e oralitura, conceito que define a escrita na performance oral, valorizando a voz e o corpo como fonte de conhecimento e memória, influenciando práticas artísticas e acadêmicas em todo o país.

Em cada edição, um pensamento é escolhido para ser tema do Prêmio e, especialmente, orientar o contexto de seleção de obras premiadas. Dessa forma, a cada ano a premiação reverencia um pensamento negro e sua autoria. Este ano é “A Ritualidade, Espiritualidade e Sacralidade na Cena”, homenageando a diretora e pesquisadora Onisajé. Já o seminário Leda Maria Martins, aborda Sacralidades, Poéticas e Políticas Curriculares. Os eventos buscam estabelecer um espaço de encontro entre pensamento, arte e espiritualidade, celebrando o legado vivo da artista e fortalecendo redes de criação e pesquisa que emergem de suas reflexões sobre as epistemologias negras.

Episódios

Programas e Especiais