‘O Elo da Mariposa’ aborda o acolhimento de identidades transgeneros ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans
O Universo Literário da sexta-feira, 6 de fevereiro, falou sobre literatura e acolhimento! O bate-papo do dia foi com as autoras do livro ‘O Elo da Mariposa’, que dialoga sobre o acolhimento de identidades transgeneros ainda na infância.
Conversaram com Michelle Bruck a ilustradora Luda Aquareluda e a multiartista, antropóloga e produtora cultural Nambir Kaur. ‘O Elo da Mariposa’ reúne entrevistas de familiares que buscaram entender e acolher identidades transgeneros desde cedo. Acompanhado de aquarelas, as entrevistas se tornam um convite à escuta das dificuldades, do medo da transfobia e da possibilidade do amor e compreensão.
A ilustradora Luda Aquareluda é formada em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília e estudou na School of Visual Arts em Nova Iorque. A ideia do livro ‘O Elo da Maripos’a também foi motivada pela transição de gênero de sua irmã. A partir daí, ela buscou inspirar outras famílias a lidar com esse processo através de aquarelas que evocassem acolhimento e amor. Já Nambir Kaur é multi-artista e antropóloga, e se dedicou às entrevistas e à organização do livro, pensando em uma leitura que fosse fácil, didática e amorosa.
A conversa abordou os papéis de cada autora na escrita dessa obra, o processo de elaboração do livro e também um trecho de ‘O Elo da Mariposa’. Ouça aqui!
Episódios
'Entre montanhas e predições': Livro narra marcas da pobreza e justiça negada pela ditadura militar
Autor do livro é médico nefrologista pediátrico, formado em Cuba
Livro 'Os interiores' une distopia e memória para refletir sobre sociedade, clima e política
Trama é ambientada no nordeste brasileiro
'O Elo da Mariposa' aborda o acolhimento de identidades transgeneros ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans