Psicóloga trans lança livro sobre histórias de cura e acolhimento de minorias
'Nas esquinas do cuidado: Brenda Lee e a redução de danos' é um desdobramento da pesquisa de mestrado de Julia Bueno
No Universo Literário da sexta-feira, 19 de dezembro, Michelle Bruck conversou com a psicóloga trans Julia Bueno sobre o livro ‘Nas esquinas do cuidado: Brenda Lee e a redução de danos’.
Brenda Lee nasceu em Pernambuco, em 1948, e foi uma grande personalidade na luta pelos direitos de pessoas trans e travestis. Após acolher uma travesti vítima de violência em sua casa, aos poucos também passou a receber pessoas com HIV e AIDS e fundou, na década 1980, o chamado Palácio das Princesas, a primeira casa de apoio para esse público no país. Sua luta pela saúde e bem-estar de pessoas trans e travestis rendeu a ela a alcunha de anjo da guarda das travestis.
Na obra, Julia Bueno discute a cultura do cuidado dentro da população trans e travesti, em contraste com a recente criação de políticas públicas de assistência. Ela também toca no fato de que, por vezes, a transfobia acontece mesmo em espaços de defesa de direitos. A obra é uma adaptação de sua dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Pernambuco. Ela também é doutoranda pela mesma Universidade e pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero e Masculinidades (GEMA). Julia Bueno é formada em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Guarulhos e especialista em Psicologia Política pela Universidade de São Paulo (USP). Bueno também é autora do livro de poesia ‘Amor & Revolta’ e co-fundadora do coletivo Psicodelia Baixo Astral.
‘Nas esquinas do cuidado: Brenda Lee e a redução de danos’ é um apublicação da Editora Telha. Você também pode acompanhar a autora em seu Iinstragram @psicoxuh.
Ouça a conversa na íntegra.
Episódios
'O Elo da Mariposa' aborda o acolhimento de identidades transsexuais ainda na infância
Acompanhado de aquarelas, o livro é composto de entrevistas com familiares de pessoas trans
Universo literário entrevista autor do livro 'Flores Astrais'
Terror ambientado em Minas Gerais é a estreia de Marcelo Nery na literatura
Série de reportagens 'Viver nas Ruas', publicada no Estadão em 1995, ganha versão atualizada em livro
A jornalista Rebeca Kritsch passou uma semana dormindo nas ruas de São Paulo, sem dinheiro ou comida, para entender a situação dessa população