Voltar para o Início Ir para o rodapé
Acesso Livre

Quadros Críticos: Avanços dos Direitos Humanos na Bolívia nos últimos 20 anos e as eleições em curso

Por Alessandra Dantas

Na edição da coluna ‘Quadros Críticos’ desta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, o professor de Direito da UFMG e da PUC Minas e presidente da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, José Luiz Quadros de Magalhães, refletiu sobre os avanços em Direitos Humanos na Bolívia nos últimos 20 anos e as eleições atuais, que marcam o fim do ciclo do Movimento Ao Socialismo (MAS) no poder.

A Bolívia está no meio de um processo eleitoral com dois candidatos de direita disputando a presidência no segundo turno. O senador Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, obteve cerca de 32% dos votos válidos e vai enfrentar o ex-presidente Jorge Quiroga, da coalizão Aliança Livre, que ficou com quase 27%. O resultado mostra que, independente do vencedor, a esquerda vai sair do poder, depois de duas décadas.

O professor José Luiz Quadros analisa o cenário político boliviano na perspectiva dos direitos humanos, destacando conquistas nesse campo, inclusive com o reconhecimento dos direitos da natureza, que ocorreram neste período em que o MAS, Movimento Ao Socialismo, esteve no poder, com a constituição plurinacional. A reflexão também traz a relação do pleito eleitoral no país andino com o crescimento do conservadorismo no mundo.

Episódios

Programas e Especiais