Quadros Críticos: Dia da Independência e os ataques à democracia nas manifestações pró-Bolsonaro
Por Alessandra Dantas
Na edição da coluna ‘Quadros Críticos’ desta segunda-feira, 8 de setembro de 2025, o professor de Direito da UFMG e da PUC Minas e presidente da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, José Luiz Quadros de Magalhães, analisou as ameaças à democracia e ao STF nos atos pró-Bolsonaro neste 7 de setembro.
A data que marca a Independência do Brasil está ligada a temas caros aos direitos humanos como a democracia e a soberania nacional. O domingo foi marcado por ato oficial do governo em Brasília, mas também por manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em julgamento por golpe de Estado e outros crimes.
Nos Quadros Críticos, o professor José Luiz Quadros comenta a presença de bandeiras dos Estados Unidos nos atos a favor do ex-presidente em Belo Horizonte e o discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na capital paulista. A fala foi marcada por ataques ao STF e defesa da anistia para os envolvidos na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Episódios
Atuando nos movimentos sociais desde os anos 70, Heloísa Greco aborda os desafios para os direitos humanos, considerados “espanta voto” para muitos candidatos
Doutora em História pela UFMG atua no Instituto Helena Greco e no Memorial Ocupado, no prédio do antigo DOPS e DOI-CODI no Centro de BH
Quadros Críticos: Morte do cão Orelha escancara desprezo pela vida e diz muito do momento político
Professor José Luiz Quadros faz questão de lembrar que todas as formas de vida do planeta estão conectadas
Quadros Críticos: O fim do mundo pós-guerra, baseado em regras, e desafios para 2026
Professor José Luiz Quadros destaca uso da força pelos Estados Unidos, o que mostra o quanto o império está ameaçado