Toninho Horta recebe Honoris Causa da UFMG e celebra décadas de dedicação à música
A homenagem também agracia Milton Nascimento pelo reconhecimento de toda sua trajetória musical
Na segunda-feira, 22, a Universidade Federal de Minas Gerais concede o título de Doutor Honoris Causa da UFMG para duas grandes personalidades da nossa música: Milton Nascimento e Toninho Horta. Na nossa entrevista de hoje o convidado é um dos homenageados, Toninho Horta. O artista se estabeleceu como um dos protagonistas do Clube da Esquina na década de 70. Seu primeiro álbum autoral foi lançado em 1980. De lá pra cá, foram mais de 30 discos lançados, com mais de 100 composições já registradas! Toninho é reconhecido como um dos mais influentes guitarristas da música mineira. Em 2020, o artista venceu o Latin Grammy, na categoria de Melhor Álbum de MPB com o disco duplo Belo Horizonte, lançado em 2019 como parte das comemorações dos seus 50 anos de carreira. E, na segunda, toda essa carreira, toda a influência, toda a sua construção para a música mineira é homenageada aqui na UFMG com o título de Doutor Honoris Causa da UFMG.
Nesta sexta, 19 de dezembro, o jornalista e apresentador Luiz Fernando Freitas, no programa Expresso 104,5, conversou com o cantor e compositor Toninho Horta sobre o Honoris Causa UFMG, sobre a sua carreira e sobre as participações do artista em diversos momentos na Universidade.
A solenidade tem início às sete da noite no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Infelizmente Milton Nascimento não marca presença no evento, mas o título de Milton será recebido pelo professor da escola de música da UFMG Wilson Lopes, em nome do amigo. Toninho Horta se apresenta ao fim do evento, mas antes temos apresentações de estudantes de música popular da Escola de Música da UFMG e de professores. A cerimônia é aberta ao público, mas sujeita à lotação. Caso o auditório alcance sua capacidade máxima, o público será direcionado a outros espaços físicos do campus Pampulha, onde vai ser realizada a transmissão simultânea da cerimônia e das apresentações.
Para mais informações, acesse ufmg.br.
Episódios
Fundador do Grupo Galpão, Eduardo Moreira apresenta o solo Danação
Montagem foi apresentada pela primeira vez em 2016
Inspirado em personagem lendária de Ouro Preto, Ângela Mourão apresenta o espetáculo Olympia
O espetáculo segue em cartaz até o dia 08 de fevereiro
Programa de incubação da UFMG para novos empreendimentos de base tecnológica recebe inscrições
O Ciclo 3 do InovaLab é promovido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica e pela Inova UFMG