Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pensar Mulheres

Coluna ‘Pensar Mulheres’ 63: Julgamento com perspectiva de gênero

Toda segunda, às 11h30, você acompanha a coluna ‘Pensar Mulheres’, com pesquisadoras do NEPEM, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG, dentro do Entrepontos, no programa Conexões. A coluna é uma parceria entre o NEPEM UFMG e a Rádio UFMG Educativa.

Nesta edição de 25 de agosto de 2025, a mestre e doutoranda em Sociologia pela UFMG, graduada em Direito e pesquisadora do NEPEM, Mariana De Mattia Rocha, analisa a questão do julgamento com perspectiva de gênero.

A pesquisadora detalhou o que é, porque é necessário, as vantagens, críticas e como vem sendo aplicado pelos tribunais brasileiros. O julgamento com perspectiva de gênero é uma prática orientada pela resolução 492, de 2023, do Conselho Nacional de Justiça. A premissa básica é os processos sejam analisados considerando que fatores estruturais, como machismo, racismo e disparidade socioeconômica afetam de forma diferenciada mulheres e homens. Esse entendimento surge de uma visão crítica sobre a aplicação abstrata do direito, supostamente neutra, que invisibiliza situações específicas de mulheres.

Categoria: Opinião

Episódios

Programas e Especiais