Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pensar Mulheres

Coluna ‘Pensar Mulheres’ 65: Mulheres e saúde reprodutiva

Toda segunda, às 11h30, você acompanha a coluna ‘Pensar Mulheres’, com pesquisadoras do NEPEM, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG, dentro do Entrepontos, no programa Conexões. A coluna é uma parceria entre o NEPEM UFMG e a Rádio UFMG Educativa.

Nesta edição de 8 de setembro de 2025, a pesquisadora do Nepem e graduada em Ciências Sociais pela UFMG Juliana Pereira da Silva abordou a saúde reprodutiva da mulher, principalmente em relação ao planejamento familiar, utlização de métodos contraceptivos e liberdade de escolha em relação à constituição familiar e concepção.

Ela comentou dados da Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE em 2013 e 2019. A pesquisadora destacou que o uso de métodos contraceptivos deve levar em conta varias condições da mulher, como idade, contexto social e tipo de relacionamento que mantem. Ela ressaltou questões que favorecem a desigualdade de gênero em relação à saúde sexual, como a disponibilidade discrepante de contraceptivos para homens e mulheres, que deixa a carga da prevenção majoritariamente para elas.

Além disso, a mulher também lida com um um tempo de fertilidade mais curto ao longo da vida, os efeitos colaterais do métodos anticoncepcionais e o fato de a interrupção da gravidez não ser um direito garantido para muitas delas no Brasil.

Categoria: Opinião

Episódios

Programas e Especiais