Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pensar Mulheres

Coluna ‘Pensar Mulheres’ #79: Convenção de Belém e lei modelo que inclui violência digital de gênero

A iniciativa visa fomentar a criação de um ambiente digital mais seguro para as mulheres

Toda segunda, às 11h30, você acompanha a coluna ‘Pensar Mulheres’, com pesquisadoras do NEPEM, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG, dentro do Entrepontos, no programa Conexões. A coluna é uma parceria entre o NEPEM UFMG e a Rádio UFMG Educativa.

Nesta edição de 15 de dezembro de 2025, a professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenadora do NEPEM, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG, Marlise Matos, comentou sobre os avanços da reunião dos estados-parte vinculados ao monitoramento e acompanhamento da Convenção de Belém do Pará de 1994, entre 9 e 12 de dezembro, em Fortaleza (CE).

A professora ressaltou a aprovação no último dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, da lei modelo interamericana para prevenir, sancionar e erradicar a violência digital contra as mulheres. A iniciativa visa fomentar a criação de um ambiente digital mais seguro para as mulheres e reconhece a condição ainda mais vulnerável de mulheres negras, indígenas, LBT+ e com deficiência. Como destaca Marlise Matos, a Convenção de Belém é um marco importante, sendo um dos primeiros documentos internacionais a definir o que é considerado violência contra as mulheres.

Categoria: Opinião

Episódios

Programas e Especiais