Dossiê Dengue: dos navios com pessoas escravizadas da África à maior epidemia das Américas e do Brasil – Parte 1 (Antes e depois)
Por Ruleandson do Carmo
Os casos de dengue pelo mundo guardam relação com os navios com pessoas escravizadas: o mosquito Aedes Aegypti só se espalhou pelo mundo devido aos ovos botados nos navios vindos da África durante as colonizações. O fato histórico é um dos destaques da nova série especial do núcleo de produção e jornalismo da Rádio UFMG Educativa: Dossiê Dengue: dos navios com pessoas escravizadas da África à maior epidemia das Américas e do Brasil. Neste primeiro episódio, o histórico da doença.
Ficha técnica
Produção e reportagem: Ruleandson do Carmo
Sonoplastia e edição de áudio: Cláudio Zazá
Pessoas entrevistadas: Eduardo de Medeiros (Hospital de São Paulo/Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM/Unifesp)
Episódios
Dossiê Dengue: dos navios com pessoas escravizadas da África à maior epidemia das Américas e do Brasil - Parte 3 (Crise ambiental e social)
Dossiê Dengue: dos navios com pessoas escravizadas da África à maior epidemia das Américas e do Brasil - Parte 2 (Diagnóstico e vacinação)
Dossiê Dengue: dos navios com pessoas escravizadas da África à maior epidemia das Américas e do Brasil - Parte 1 (Antes e depois)