Professor Helton Santiago comenta sobre vacina nacional contra a dengue que começa a ser aplicada em Minas
Mais de 200 mil doses da vacina desenvolvida no Instituto Butantan são distribuídas entre Nova Lima (MG), Maranguape (CE) e Botucatu (SP)
Nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, o Professor de Imunologia da UFMG e Diretor Clínico do CT Vacinas, Centro de Tecnologias de Vacinas, Helton Santiago, participou do programa Conexões.
A cidade de Nova Lima iniciou a vacinação-piloto com imunizante de dose única contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan, ao lado de outras duas cidades do país. Nesta primeira etapa, mais de DUZENTOS E QUATRO mil doses estão sendo distribuídas entre o município mineiro, Maranguape, no Ceará, e Botucatu, no estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nesses locais, composta por cidadãos com idade entre 15 e 59 anos.
Os resultados da imunização vão ser acompanhados durante um ano e as análises conduzidas com apoio de especialistas, que vão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além de monitorar eventuais efeitos adversos após a aplicação da vacina. Ainda segundo a pasta, se os resultados forem positivos, vai ser iniciada a produção em larga escala para atender todo o país. O Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a dengue. Os estudos clínicos indicaram eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves. Entre os vacinados, nenhum precisou de hospitalização por conta da dengue. A vacina foi desenvolvida em um processo de 20 anos, juntando tecnologias de diversos centros de pesquisa nacionais e apoio de pesquisadores estrangeiros.
Episódios
Exposição “Sobre a Terra”, da professora da UFMG Brígida Campbell, está em cartaz em Belo Horizonte
Mostra propõe uma experiência sensível que investiga as relações entre cidade, natureza e criação artística
Ações truculentas do ICE são mais um reflexo da erosão democrática nos EUA, reflete a presidenta da Comissão de Relações Internacionais da OAB/MG, Amina Guerra
Especialista ressalta que é preciso buscar soluções humanitárias para a questão da migração, e não criminalizar e desumanizar os imigrantes
Projeto Travessia, da UFMG, que propõe dança além do entretenimento, abre inscrições gratuitas
Projeto de extensão em parceria com o Curso de Graduação em Dança oferece aulas para todas as idades desde 2025