Voltar para o Início Ir para o rodapé
90 anos de pessoas sem Pessoa

90 anos de pessoas sem Pessoa: uma homenagem da Rádio UFMG Educativa

Para marcar os 90 anos de morte do poeta Fernando Pessoa, lembrados no dia 30 de novembro, a Rádio UFMG Educativa ciculou, no mês de dezembro de 2025, uma série de Pílulas Literárias com textos do escritor e alguns de seus heterônimos. As vozes são de membros da equipe da emissora.

Ouça aqui todas as pílulas e também a entrevista, realizada no Universo Literário do dia primeiro de dezembro, com a professora de Literatura Portuguesa da UFMG Raquel dos Santos Madanêlo Souza. Ela é doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo  e organizadora do livro “Fernando Pessoa: poemas mais publicados em vida”, em parceria com Rodrigo Xavier (UFRJ) e Roberto Menezes (UFMS).

Livro do Desassossego, de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Vyctoria Alves

Segue o teu destino, uma das Odes de Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Renata Valentim

Livro do Desassossego, de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Clarice Oliveira

Poema em Linha Recta, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Luiz Fernando de Freitas

Fábula, de Fernando Pessoa – Leitura por Michelle Bruck

Quando vier a Primavera, de Alberto Caieiro (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Luiz de Andrade

Quando eu não te tinha, de Alberto Caieiro (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Breno Rodrigues

Escritos Ocultistas, de Fernando Pessoa – Leitura por Samuel Tou

Nada fica de nada. Nada Somos 1 e 2, duas das Odes de Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Hugo Rezende Reis

Cada coisa a seu tempo tem seu tempo, uma das odes de Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Alessandra Dantas

Livro do Desassossego, de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Cláudio Zaza

Da minha aldeia, de Alberto Caieiro (heteronimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Jaiane Souza

Tabacaria, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Hugo Oliveira

Todas as cartas de amor são, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa) – Leitura por Isabela Fernandes

Categoria: Sem categoria

Episódios

Programas e Especiais