Voltar para o Início Ir para o rodapé

Giramundo: uma história do teatro de bonecos brasileiro

Criado em 1970, o Giramundo é um grupo de teatro de bonecos sediado em Belo Horizonte, com reconhecimento nacional e internacional. O grupo foi criado por três artistas plásticos e professores da Escola de Belas Artes da UFMG: Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu Vivacqua. Desde sua criação, o grupo criou mais de 40 espetáculos e possui um acervo de mais de mil bonecos.

Em 2025, o Giramundo completou 55 anos. Para celebrar essa trajetória, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza uma exposição inédita no Palácio das Artes. Intitulada “Bonecos Giramundo”, a exposição começou no dia 11 de outubro de 2025 e vai até o dia 22 de fevereiro de 2026 - apresentando cerca de 600 peças que marcaram a trajetória do grupo no teatro, no cinema de animação e na televisão.

A TV UFMG esteve presente na exposição e bateu um papo com um dos atuais diretores do Giramundo, Ulisses Tavares. Também conversamos com Madu Vivacqua, uma das responsáveis pela criação do grupo que marcou a história do teatro brasileiro e que se tornou símbolo da cultura mineira.

Ficha técnica: Ramon Frank (produção e reportagem); Ana Júlia Corrêa (reportagem); Ângelo Araújo, João Paulo Neves e Samuel do Vale (imagens); Davi Lanna (edição de imagens); Vitória Brunini (edição de conteúdo); Robert da Silva (transporte).

Categoria: Arte e Cultura