Voltar para o Início Ir para o rodapé

Pessoas com deficiência namoram? Dos tabus construídos pelas sociedades ao direito fundamental

No dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a TV UFMG aborda a sexualidade desses indivíduos.

Apesar de terem o direito ao corpo e à sexualidade garantidos pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que completou 10 anos em 2025, muitos destes indivíduos ainda são considerados incapazes para tomar decisões sobre o assunto e sofrem com preconceitos diários.

O casal Maria Eduarda Concertino e Jhonatan Vítor relatam olhares preconceituosos nos supermercados e a infantilização com a qual Maria Eduarda é tratada por muitas pessoas. A professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Sônia Pessoa destaca o papel dos estereótipos enquanto uma ameaça aos direitos fundamentais da existência das pessoas com deficiências.

A doutoranda em Direito Anna Luísa Rodrigues aborda a existência dos tabus sobre o tema, mesmo com uma legislação que não restringe os direitos sexuais. Para Mário Lúcio Loura, que namora com o Rodrigo, uma das formas de romper os estereótipos e os tabus sobre o tema é incentivar as pessoas com deficiência a saírem nas ruas e a não esconderem seus relacionamentos. Apesar de não se incomodar com as opiniões de outras pessoas, ele afirma que sente olhares diferentes, principalmente por ser um homem com mais de 60 anos, gay e com deficiência.

Assista ao vídeo completo.

Ficha técnica:
Produção: Flávia Moraes
Reportagem: Flávia Moraes
Imagens: Ângelo Araújo e Samuel do Vale
Edição de imagens: Marcia Botelho
Tradução NAI-UFMG: Marcelo Souza
Revisão Tradução NAI-UFMG: Sônia Romeiro
Edição de conteúdo: Flávia Moraes
Transporte: Pedro Campos

Categoria: Pessoas