INÍCIO
No dia 21 de outubro de 2025, a comunidade universitária da UFMG irá às urnas. É o primeiro turno do processo de indicação de nomes dos futuros dirigentes, Reitor(a) e Vice-reitor(a), para compor a lista tríplice que o Colégio Eleitoral da Universidade – composto pelo Conselho Universitário, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelo Conselho de Curadores – elabora a fim de subsidiar a escolha do Presidente da República, a quem cabe a nomeação do(a) Reitor(a) da UFMG.
Podem votar servidores docentes e técnico-administrativos em educação, estudantes de graduação e de pós-graduação e os maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional completados até o primeiro dia da realização da consulta, inclusive.
Para conduzir o processo de consulta à comunidade universitária, o Conselho Universitário aprovou, no dia 12 de agosto de 2025, a Comissão Eleitoral, instituída pela Magnífica Reitora, Professora Sandra Regina Goulart Almeida, pela Portaria do dia 14 do mesmo mês. A Comissão Eleitoral é presidida pelo Professor Gustavo Pereira Côrtes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os demais membros da Comissão Eleitoral são os servidores Sueli Maria Coelho, professora da Faculdade de Letras, Priscilla Macedo Moura, professora da Escola de Engenharia, Wellington Marçal De Carvalho, vice-diretor e técnico-administrativo da Biblioteca Universitária, Sheila Ferreira Coelho, técnico-administrativa da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Hiran Reis Domingues, estudante do curso de Ciências do Estado, e Osvaldo Mendonça Capelari, discente do curso de Direito. Há, ainda, um suplente por categoria: os servidores Theles De Oliveira Costa, professor do campus Montes Claros, Izabel Antonina de Araújo, técnico-administrativa e diretora da Biblioteca Universitária, e Lorrayne Lourença Damasceno, estudante do curso de Gestão Pública.
Nesta página, estão disponíveis todas as informações sobre o processo, incluindo as normas, a(s) chapa(s) homologada(s), as instruções sobre como votar e o calendário de eventos. A Comissão Eleitoral conduzirá o processo de forma transparente e democrática, pautando-se pela participação de toda a comunidade.
Consulta UFMG: seu voto, nossa voz.