Assista ao primeiro debate realizado em 17 de setembro de 2025:

Assista ao segundo debate realizado em 24 de setembro de 2025:

Assista ao terceiro debate realizado em 01 de outubro de 2025:

Regras para os debates

Em conformidade com o Art.11 do Regulamento aprovado pelo Conselho Universitário, em 12 de agosto de 2025, referente à Consulta à Comunidade para os cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da Universidade Federal de Minas Gerais, a Comissão Eleitoral instituída para esta finalidade informa as regras para a realização dos debates com a chapa inscrita.

  1. Datas, Horários e Local

De acordo com a Seção II, Art. 13 do Regimento aprovado pela Comissão Eleitoral e publicado no site https://www.ufmg.br/consulta2025/noticias/,  os debates acontecerão desta forma:

A Comissão Eleitoral organizará três debates presenciais, com transmissão online pelo canal do YouTube (youTube.com/cacufmg), nas datas estabelecidas no Regimento aprovado pela Comissão Eleitoral, a saber: no dia 17 (dezessete) de setembro de 2025, às 18 horas, no auditório da Reitoria (Campus Pampulha); no dia 24 (vinte e quatro) de setembro de 2025, às 09 horas, no Auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias (Campus Montes Claros); e no dia 01 (um) de outubro de 2025, às 14 horas, no Auditório Nobre da Faculdade de Medicina (Campus Saúde).

  • Abertura do Debate

Os debates serão abertos pela Comissão Eleitoral, que procederá à leitura das regras estabelecidas para a chapa inscrita. Os membros da Comissão Eleitoral serão responsáveis pela moderação das falas, mediadas por seu presidente. Caberá ainda à Comissão eleitoral o recebimento e o sorteio das perguntas encaminhadas pelo público e o controle do tempo de respostas.

  • Blocos dos debates

O debate será constituído de quatro (04) blocos, assim estabelecidos:

Bloco 1 – Apresentação da chapa

A chapa inscrita terá até 20 minutos para apresentar sua nominata e propostas.

 Bloco 2 – Pergunta da Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral fará uma pergunta inicial para a chapa. Tal pergunta será elaborada previamente pela referida Comissão, a partir de perguntas enviadas pela comunidade até 24h antes do início do debate. A comunidade deverá enviar suas perguntas para subsidiar a pergunta a ser elaborada pela Comissão Eleitoral na abertura do debate pelo  email comisaoeleitoral2025@ufmg.br. A chapa terá até 10 minutos para responder a essa pergunta inicial.

Bloco 3 – Perguntas do público

Serão permitidas até 10 (dez) perguntas, formuladas tanto pelo público presente quanto por aqueles que participarão do debate via canal do YouTube. Todas as perguntas deverão ser formuladas por escrito. As pessoas que participarão presencialmente do debate depositarão suas perguntas nas urnas disponíveis no espaço e aquelas que acompanharão o debate via canal do YouTube deverão enviar suas questões à Comissão Eleitoral por e-mail (comisaoeleitoral2025@ufmg.br). A comissão eleitoral estará online recebendo as perguntas enviadas por esse canal e providenciando para que cheguem à mesa. A rodada de perguntas do público terá início pelo sorteio das perguntas formuladas pelo público presente e depositadas nas urnas, alternando-se, na sequência, com aquelas enviadas pelo público que participa virtualmente e cujas perguntas serão encaminhadas por e-mail. Serão, portanto, 05 (cinco) perguntas formuladas pelo público presente e 05 (cinco) perguntas formuladas pelo público que participa via canal do YouTube. A chapa inscrita terá até 3 minutos para responder a cada pergunta. Todas as perguntas não respondidas durante o tempo do debate serão encaminhadas para a chapa.

 Bloco 4 – Considerações finais

A chapa inscrita terá 5 minutos para suas considerações finais.

Comissão Eleitoral 2025 UFMG

Consulta à Comunidade – Reitoria 2026/2030